Pular para o conteúdo principal

Papa assinou documento que questionava celibato, diz jornal

28 de janeiro de 2011 11h32 atualizado às 11h39

O papa Bento XVI teve dúvidas a respeito do sentido do celibato sacerdotal quando era professor de teologia na Alemanha.

Assim indica um documento, até então inédito e que foi publicado pela revista "Pipeline", órgão de difusão do círculo de ação de Regensburg (AKR, na sigla em alemão) - grupo de católicos críticos - e reportado nesta sexta-feira pelo jornal Süddeutsche Zeitung.

Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI, aparece entre os signatários do documento, datado de 9 de fevereiro de 1970 e enviado à conferência episcopal alemã.
Uma minuta do documento ficou no arquivo do teólogo Karl Rahner, um dos signatários, que a colocou à disposição do AKR.

"Nossas reflexões apontam à necessidade de um urgente revisão e um tratamento diferenciado da regra do celibato para a igreja alemã e para a igreja universal", defende o documento, que tem entre os signatários, além do papa, personalidades como Karl Lehman, posteriormente cardeal e presidente da Conferência Episcopal Alemã, e Walter Kasper, atualmente cardeal na cúria romana.

Bento XVI e os outros teólogos expressam sua preocupação pelo fato de que a regra do celibato leva não só a uma escassez de candidatos ao sacerdócio, mas também a um diminuição do talento daqueles que optam pela vida sacerdotal.

Os teólogos apontam para a dificuldade de viver o celibato no mundo atual.
Os signatários defendiam que, por um lado, a solidão leva muitas vezes à perda de reconhecimento dos sacerdotes em suas comunidades e que, por outro, o exercício da continência sexual em um mundo repleto de estímulos eróticos era cada vez mais difícil.

O documento adverte que se o tema do celibato não for discutido ao mais alto nível, mais cedo ou mais estará sendo debatido em um nível mais baixo, e expressa o temor de uma perda de autoridade dos bispos e de uma deserção em massa de sacerdotes.

Os teólogos também lembram que o celibato não é um dogma e afirmam que caso não seja possível recrutar um número suficiente de sacerdotes jovens, a Igreja será obrigada a sofrer transformações.
Ratzinger tinha 42 anos quando o documento foi redigido e era professor de teologia em Regensburg.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é