Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Ilhéus negocia com os médicos do Samu

O prefeito Newton Lima recebeu em seu gabinete, no Palácio de Paranaguá, na manhã desta sexta-feira (28), representantes do sindicato dos médicos do Samu de Ilhéus. A

reunião teve o objetivo de dialogar sobre as reivindicações da categoria, mantendo uma postura de entendimento. Além do prefeito, estavam presentes ao encontro o procurador-jurídico Ricardo Machado, os médicos Luciano Sampaio, Archibaldo Barreto e Teobaldo Magalhães, membros da comissão de negociações do Sindicato dos Médicos, o presidente da Câmara, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás) e os vereadores Gilberto Souza (Bel do Vilela), Jaílson Nascimento, Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho) e Alzimário Belmonte (Gurita). 

Entre as reivindicações apresentadas estão a melhoria das condições de trabalho na unidade do Samu, manutenção e substituição das ambulâncias e a falta de alguns materiais de consumo. Newton Lima informou que o secretário Jorge Arouca se encontra em Salvador onde terá ainda hoje, reunião com o secretário Jorge Solla, a fim de tratar sobre a situação da saúde em Ilhéus, inclusive envolvendo o Samu.
Outra reivindicação é o pagamento do adicional de insalubridade e o prefeito informou que já contratou uma empresa para realizar estudo no sentido de verificar as condições legais. E caso seja positivo, definir o percentual a ser pago. Além disso, o prefeito, juntamente com o secretário da Saúde e o presidente da comissão, estuda o pagamento de gratificação de emergência, através de proposta que será apresentada pelo município ao sindicato até terça-feira (1º). 

Quanto à concessão das férias, a comissão de negociação do sindicato propôs um escalonamento dividido em dois grupos com sete médicos cada, que a partir de março  revezariam em períodos distintos de quatro meses. O prefeito assegurou que irá analisar as propostas feitas pelos servidores, juntamente com a Procuradoria Jurídica do Município, assegurando todas as que tiverem amparo legal.

Assim, os médicos aguardarão o posicionamento da secretaria estadual da Saúde, que está sensibilizada e se propõe a apoiar na solução dos problemas. O prefeito salientou as dificuldades geradas pelo atraso no repasse dos recursos federais e estaduais referentes ao custeio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), fato que vem ocorrendo em diversas cidades brasileiras. Sem receber essas verbas há três meses a prefeitura está arcando todo o custeio com recursos próprios.  

Newton Lima considerou a reunião o sindicato um grande avanço nas negociações e ficou agendada uma próxima reunião entre o governo municipal e o sindicato dos médicos para esta terça-feira (1º).

Por: Maurício Maron
www.ilheus.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é