Pular para o conteúdo principal

Filarmônica estreia no aniversário de São Desidério

legenda - Alguns integrantes da filarmônica
Para as comemorações dos 49 anos de emancipação política de São Desidério no próximo dia 22, os 30 integrantes da filarmônica de São Desidério aceleram os ensaios para a primeira apresentação. O nome da filarmônica é uma homenagem ao saudoso maestro Heliodoro Ribeiro, músico fundador do Clube Recreativo Santo Onofre e da Banda de Jazz Cordão de Ouro no município.

O projeto de criação da filarmônica nasceu em março do ano passado, uma  iniciativa da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com aulas de alfabetização musical a 200 adolescentes e jovens. Destes 40 apresentaram inclinação para instrumentos de sopro e percussão. Há menos de dois meses quando foram adquiridos os primeiros instrumentos pelo Fundo de Manutenção da Cultura, alunos da sede têm aulas teóricas e práticas.

“Os alunos já estão afiados. São músicos para qualquer efeito em qualquer lugar, porque a música é universal. E São Desidério sai na frente de muitos outros municípios porque existe investimento em instrumentos musicais e na formação de músicos de qualidade”, declarou o regente da filarmônica maestro Neto Coité, músico há 35 anos da cidade de Angical.

As melodias se configuram entre clarinetes, saxofones, trompetes, trombones e percussão. Os ensaios ocorrem todos os dias da semana nos dois turnos no antigo Salão Paroquial. “Já sabia tocar clarinete e tive uma passagem rápida pela Filarmônica de Barra. Mas agora morando aqui entrei para essa filarmônica onde aprendi a tocar saxofone alto. Gosto de tocar e é uma diversão também”, revelou o estudante Luiz Antonio Marcedo dos Santos Lima, 15.

Além da Filarmônica Heliodoro Ribeiro, a Secretaria de Cultura está formando outra no distrito de Sítio Grande. Os alunos passaram por aulas teóricas e agora aguardam a chegada dos instrumentos musicais para darem início a fase prática.

Por Ana Lúcia Souza 
Foto: Rodney Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é