Pular para o conteúdo principal

Ilhéus anuncia criação da Secretaria da Pesca durante fórum regional


Ao anunciar o envio à Câmara de Vereadores, ainda nesta semana, do projeto de lei que cria a Secretaria Municipal da Pesca, o prefeito Newton Lima foi aplaudido por quase mil pessoas que compareceram, na manhã desta segunda-feira (28), à solenidade de abertura do 5º Fórum Regional para Desenvolvimento e Sustentabilidade da Pesca. Promovido pela Federação dos Pescadores do Estado da Bahia, com apoio do Governo do Estado, Bahia Pesca e colônias de pesca Z-34, Z-19 e Z-18, o evento se prolonga até terça-feira (1º), no Clube Social de Ilhéus, com a proposta de discutir os principais problemas do setor no Sul da Bahia visando à formatação de um debate mais amplo que acontecerá em Salvador, no próximo mês de abril.
“Em virtude da construção do Terminal Pesqueiro de Ilhéus, obra que ratifica a importância da pesca como ferramenta de desenvolvimento e, por via de consequência, como instrumento de melhoria de qualidade de vida, estamos enviando, ainda no decorrer desta semana, um projeto de lei que cria a Secretaria Municipal da Pesca”, esclareceu o prefeito Newton Lima. Após elogiar a promoção do 5º Fórum Regional para Desenvolvimento e Sustentabilidade da Pesca, o chefe do Executivo ilheense chamou atenção para a necessidade de um grande esforço conjunto com vistas a fortalecer cada vez mais a atividade em todo o estado. A nova pasta, que atualmente encontra-se sob a responsabilidade da secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Planejamento, vai, em linhas gerais, promover, coordenar, dirigir e supervisionar a execução das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da atividade pesqueira em todo o município.
Também integrando a mesa de abertura, o vice-presidente da Câmara Municipal e presidente da Colônia de Pesca Z-34, vereador Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho), lembrou que os fóruns regionais são extremamente importantes para fortalecer o setor e, assim, evitar que ações e medidas contrárias aos interesses dos pescadores e marisqueiras de Ilhéus e de todo o Estado da Bahia sejam efetivadas ou continuem em execução. “Não podemos admitir, por exemplo, alguns equívocos que foram colocados na instrução normativa 02 do Ministério da Pesca e Aquicultura, de janeiro deste ano, que cria uma série de dificuldades para o fortalecimento da nossa categoria”, comentou o vereador ilheense.
Além do prefeito Newton Lima e do vereador Reynaldo Oliveira, a solenidade de abertura também foi prestigiada pelo vice-prefeito Mário Alexandre, secretário municipal do Meio Ambiente, Harildon Ferreira, presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Antônio Olímpio, presidente da Federação dos Pescadores do Estado da Bahia, José Carlos Rodrigues, assessor da Bahia Pesca, Romualdo Pereira, e capitão de corveta, Marcelo Fontes.
Programação – Após a solenidade de abertura, o 5º Fórum Regional para Desenvolvimento e Sustentabilidade da Pesca contou, na manhã desta segunda-feira, com uma palestra sobre a “Campanha Legal no Mar, a regularização de embarcações e a formação de aquaviários”, sob a responsabilidade da Capitania dos Portos da Bahia, e com uma mesa redonda que debateu, com a participação de membros do Ministério da Pesca e da Secretaria de Agricultura, a “Política de Governo para o Desenvolvimento da Pesca na Região”. Na parte da tarde, das 14 às 18 horas, uma nova mesa redonda discutiu, com representantes do Ministério da Pesca, INSS, Coppa, Ibama e Ministério do Trabalho, a “Organização, Meio Ambiente e Direitos Sociais dos Trabalhadores da Pesca”. Para esta terça-feira, dia 1º de março, das 9 às 12 horas, será realizado um grande workshop que deverá reunir lideranças do setor pesqueiro do Sul e Extremo-Sul do Estado. 
Ascom/Ilheus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é