Pular para o conteúdo principal

Casa que desabou já estava interditada


 “O que eu quero deixar claro aqui é que o prefeito [Capitão Azevedo] não foi omisso nessa situação, porque quando aconteceu o primeiro problema [no Maria Pinheiro], nós fomos convocados por ele, para que estivéssemos presentes no local. Estivemos lá e orientamos as famílias para que saíssem. Três pessoas saíram e as demais continuaram; um morador disse que se recusava a sair”. 

A declaração acima é da secretária municipal de Assistência Social, Marina Silva, procurada para informar quais providências foram tomadas após o desabamento de parte de uma casa na Baixa Fria do bairro Maria Pinheiro, em Itabuna. O acidente, ocorrido na madrugada desta segunda-feira(14), provocou a morte do casal Renato Pereira de Oliveira, de 33 anos, e Silmara Santos de Oliveira, de 28. Ainda ficaram feridas três crianças (de 4, 6 e 8 anos), sendo que duas estão internadas no Hospital Manoel Novaes.

Conforme esclareceu a secretária, o local do acidente já estava interditado. Acontece que, nesses casos, a família é orientada a escolher um novo local para morar, procurar o setor da Assistência Social, para que este arque com o aluguel do imóvel por quanto tempo for necessário. “O auxílio-moradia é uma coisa que existe em todo o Brasil”, lembrou a secretária.

Providências
Ressaltando o quanto se lamenta o fato de duas vidas terem se perdido nesse acidente, Marina Silva mencionou, ainda, as providências tomadas nessa hora difícil. Afinal, como se diz popularmente, não é apropriado “chorar pelo leite derramado”.
“Além da Secretaria de Assistência Social, foram ao local equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Defesa Civil. Também fui ao Manoel Novaes, quis saber sobre o diagnóstico das crianças”, detalhou. Ela garantiu, ainda, que o próximo passo é nesta terça-feira chamar a família e conversar, para tomar novos procedimentos”. Mas reiterou: “quem tem sua casa interditada tem direito a moradia imediata”.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Alencar, também procurado para dar explicações sobre as medidas adotadas pela prefeitura, reforçou o que disse Marina Silva. Ele lembra, ainda, que, ao considerar uma casa inabitável, a equipe emite um “auto de interdição”, para que este seja assinado pelo morador. É dessa forma que a pessoa ratifica ter ciência da situação. Ele adianta, também, em relação a esse episódio específico, ocorrido no Maria Pinheiro: “Encaminharemos uma cópia desse processo para o Ministério Público. As pessoas já foram avisadas de que têm que sair do local”.

Por fim, Alencar destacou, também, o fato de perspectivas estarem se abrindo em Itabuna, no sentido de minimizar a situação das pessoas que vivem em locais de risco. “Casas estão sendo feitas, projetos estão sendo encaminhados e aprovados... agora mesmo, vai começar uma obra de R$16 milhões, de infraestrutura e habitação. Essas casas não saem da noite pro dia, mas são providências que o prefeito está tomando, no sentido de minimizar e resolver o problema dessas moradias de risco”.


Por: Celina Santos Reportagem: Osvaldo Bispo Fotos: ... 14-03-2011 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é