Pular para o conteúdo principal

Condema em Ilhéus adota medidas para extração e transporte de areia


Reunido ordinariamente na tarde de segunda-feira (14), no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus, com a presença de 16 conselheiros e 22 visitantes, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus (Condema) procedeu discussão de licenciamento de empreendimentos no município, além discutir assuntos ligados á área de meio ambiente. Foi apresentado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente o relatório de acompanhamento das condicionantes das licenças ambientais emitidas em 2010, através da bióloga Lara Figueiredo, mostrando aos conselheiros e à comunidade o modelo do relatório que está sendo aplicado por aquela secretaria com a finalidade de, bimestralmente, enviar ao Condema o resultado das fiscalizações executadas.
Por solicitação do Condema, foi apresentado pela Secretaria da Saúde os relatórios da análise da água do Balneário Tororomba, na Estância Hidromineral de Olivença, e dos Hospitais Antônio Viana (Hospital São Jorge e Hospital de Ilhéus). Cumprindo a sua função como órgão deliberativo, o Conselho discutiu a exigência de realização do Estudo de Impacto Ambiental para licenciamento da extração de areia no município de Ilhéus, e por deliberação da maioria foi aprovada a exigência, devendo ser regulamentada a partir de estudos da Câmara Técnica para elaboração do Termo de Referência.
Pelos dados apresentados, ficou comprovado que o município de Ilhéus está sendo prejudicado com a extração desordenada de areia, havendo a necessidade premente de uma rigorosa fiscalização, inclusive para incrementar a receita. Além disso, também é necessária a fiscalização no transporte da areia, cujo peso excessivo vem impactando a malha viária urbana ocasionando transtornos.
Por sua vez, a Câmara Técnica apresentou relatório da análise de dois empreendimentos, sendo um na Praia do Sul e outra no Norte, para a construção de unidades residenciais. O empreendimento da Praia do Norte foi devolvido à Secretaria de Meio Ambiente para que o empreendedor regularize a Anuência da APA da Lagoa Encantada, enquanto que o outro processo foi aprovado, sendo condicionada a liberação do Habite-se, após o cumprimento das condicionantes constantes na licença.
De acordo com o presidente do Condema, José Nazal Pacheco Soub, na terça-feira (15), às 16 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, foi realizada sessão extraordinária para escolha e deliberação das novas entidades que integrarão o órgão.
Da Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é