Pular para o conteúdo principal

Porto de Ilhéus vai ganhar terminal de passageiro

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, está mantendo uma série de contatos com os governos Federal e Estadual com a finalidade de ampliar a infraestrutura do Porto de Ilhéus. Segundo o prefeito é preciso investir recursos na construção de um terminal de passageiros, no sentido de assegurar a permanência do turismo de cruzeiro na cidade.
Explica o prefeito que os grandes transatlânticos de turismo são responsáveis pela dinamização da economia de Ilhéus, gerando emprego e renda. Segundo dados levantados pela Secretaria Municipal do Turismo (Setur), durante a alta estação, os turistas de cruzeiros geram um receita de cerca de R$ 6,5 milhões. “Esses turistas aumentam o consumo em lojas, restaurantes, casas de artesanato, táxis, vans, ônibus, dentre outros segmentos”, avalia Newton Lima.
Com a chegada de navios de turismo em Ilhéus, no sul da Bahia, visitantes do Brasil e estrangeiros ocupam o centro histórico e o comércio, mudando a rotina da cidade e dinamizando a economia local. “A temporada começou em outubro do ano passado e se estenderá até abril, com uma visitação de cerca de 130 mil turistas, um aumento de 15% em relação ao último verão”, comemora o secretário do Turismo, Paulo Moreira. 
Recomendações das operadoras – Para manter o fluxo de navios de cruzeiro operando no Porto de Ilhéus as operadoras recomendam a realização de um trabalho de aproximação entre os armadores e as empresas locais que prestam serviço para os navios, tais como taxistas, operadores, guias, Secretaria de Turismo e autoridades competentes, para que possam entender melhor as expectativas dos cruzeiristas, assim como o serviço oferecido a bordo de navios de cruzeiros.
As operadoras demonstraram preocupação com a limpeza das instalações portuárias, principalmente nos dias de atracação dos transatlânticos de passageiros, já que existe uma grande movimentação de cargas, especialmente cacau e soja. Elas também reclamam da Resolução da Autoridade Portuária, que limita a atracação de apenas um navio de passageiros por dia, e pedem a implantação de um terminal de passageiros para fomentar ainda mais o turismo local e futuras operações de embarque e desembarque.
Em recente visita da Diretora de Operações da MSC Cruzeiros e coordenadora de Infraestrutura e Operações da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Márcia Leite, a Ilhéus, ficou demonstrada a intenção das empresas em continuar operando na cidade. Entretanto, a falta de infraestrutura e a prática das altas tarifas eram consideradas fatores impeditivos.
Informa Márcia Leite que em sete anos a MSC Cruzeiros aumentou o número de hóspedes em 42 vezes, chegando aos 300 mil hóspedes. Nesse mesmo período, a quantidade de navios teve uma média de crescimento anual de 38%, o que demonstra uma atividade em pleno crescimento.
Durante uma palestra no auditório do navio Orchestra (MSC), Márcia Leite elogiou a cidade e disse ser uma das preferidas pelos cruzeiristas, por ser conhecida no mundo todo através de sua história, contada nos livros do escritor Jorge Amado. “Entretanto, temos que ter as condições ideais de operação”, explicou. Quem também revelou ser um grande admirador da cidade e da história de Ilhéus foi o comandante do Orchestra MSC, Giuliano Bossi, que visita a região com regularidade, mesmo fora do seu trabalho.
Para o secretário do Planejamento, Indústria e Comércio da Prefeitura de Ilhéus,Alisson Mendonça, para continuar aumentando o fluxo de turistas, especialmente os de cruzeiros, é de fundamental importância a construção do Terminal de Passageiros, que deverá ser feita em parceria com a Codeba, a Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária e empresas privadas.
Algumas reuniões já foram realizadas entre o prefeito Newton Lima, o secretário Municipal do Planejamento, Alisson Mendonça, o secretário Extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, Codeba e a Mineração Mirabela. O tema principal foi a construção do terminal de passageiros e todas as partes envolvidas se comprometeram participar da construção, numa área compreendida entre o Porto e a Concha Acústica.
Explica   Mendonça, que o projeto conceitual do terminal já foi elaborado e apresentado pela entidade que representa os práticos, restando apenas a aprovação para que seja transformado em projeto executivo, dentro dos padrões estabelecidos pelo   ISPS Code (Código Internacional para proteção de Navios e Instalações Portuárias). “Agora, estamos conversando com os parceiros investidores, que utilizarão o terminal como exposição para os seus produtos. Com isso, poderemos propiciar ao trade turístico a uniformização do acesso ao terminal de passageiros”, ressalta Alisson.
Características do cruzeiro – Para o agente de viagens Alfredo Landin a atividade turística de cruzeiros é uma das que mais cresce no mundo e tem a possibilidade de migrar para qualquer parte do mundo sem grandes problemas. Ele ressalta que Ilhéus é um destino importante, mas que precisa se estruturar com rapidez para continuar a receber os cruzeiros marítimos.
Segundo Landin, sua agência, a Encantur é operadora de excursões da MSC e essas paradas dos navios são planejadas com no mínimo um ano de antecedência. “Esse é um mercado agressivo e os resultados mostram o crescimento vertiginoso da atividade, com aumentos recordes a cada ano. E Ilhéus não pode se dar ao luxo de ficar de fora desse importante mercado. Com a união de forças da Prefeitura, Estado e iniciativa privada, temos certeza da continuidade da operação em nossa cidade”, pontuou.
Estrutura Portuária - O porto de Ilhéus tem 432m de cais para atender toda a demanda e terminal cargueiro, conta o coordenador de Gestão Portuária. Segundo o superintendente do Porto de Ilhéus, Eduardo Melquiades, já existem obras de melhoria e ampliação de infraestrutura para potencializar o porto em função dos portes de navios e de novas cargas que estão emergindo na região.
O Porto de Ilhéus recepciona navios cruzeiros desde 1992 e poucas adequações específicas para a essa atividade foram executadas. Em virtude disso, um termo foi firmado e cabendo à Prefeitura tomar as providências necessárias para que o porto permitisse o transporte interno específico para os passageiros se deslocarem até o local de receptivo, ao lado do porto, sem nenhum inconveniente ao passageiro.
Ascom/Ilhéus
www.ilheus.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é