Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Itabuna beneficia 600 agricultores com sementes de milho


 O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, realizou na manhã de terça-feira(22), em seu gabinete, a entrega simbólica de sementes para o plantio de milho. Com isso, serão beneficiados cerca de 600 agricultores. Ao todo, nove associações e dois assentamentos de reforma agrária, instalados na cidade, foram beneficiados.

Para o gestor itabunense, a iniciativa está dando certo, pois envolve a união de instituições municipais, estaduais e federais para atender a uma necessidade da população rural. “O Pronaf [Programa Nacional de Agricultura Familiar] é o mais completo, pois ‘dá o anzol e ensina a pescar’”, avaliou o Capitão Azevedo. 

O Pronaf, lembrou o prefeito, envolve União, Estado e Município, além de outras instituições – “que dão as mãos para acontecer e ter sucesso”. “Que as mãos de Deus iluminem essas sementes, para que elas sempre reproduzam o dobro, o triplo, para que possa trazer a alegria que é cuidando do campo, dando alegria às suas famílias”, concluiu ele, ao fazer a entrega.

Presenças
Estiveram presentes ao encontro os secretários de Agricultura e Assistência Social de Itabuna, Marcelino Oliveira e Marina Silva, respectivamente, técnicos e agrônomos da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) e da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), além de produtores da agricultura familiar. 

Os beneficiados, que integram o Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar), serão contemplados com a distribuição de 600 quilos de milho. O material será plantado ainda durante esse mês de março, período que faz alusão a São José, padroeiro da cidade. A tradição mantida pelo Governo Azevedo, segundo o secretário Marcelino Oliveira, contribui para que se tenha uma safra numerosa em junho. “Mantemos a tradição da nossa região para a distribuição de sementes de milho de qualidade para toda agricultura familiar do município”, frisou.

A presidente da Associação da Roça do Povo, Edneide Rosa de Santana, uma das contempladas, comemorou a iniciativa do Poder Público Municipal, com esperança de garantir muito milho no mês de junho. “A gente pretende plantar 200 hectares de milho, pois são 380 produtores, que têm outras variedades, mas que também estão plantando um pouco. Então, com certeza nós teremos uma grande safra”, disse, animada, a líder comunitária.

Orientação
Muito além da repartição das sementes aos agricultores, a ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Itabuna integra também o trabalho educativo, que será realizado por técnicos e agrônomos, da Ceplac e EBDA. A ideia é promover uma orientação técnica sobre o cultivo de milho aos produtores que adquiriram a semente, e, além disso, torná-lo autônomo para a produção e o gerenciamento de suas sementes.

“Nós não estamos nos restringindo em somente entregar as sementes; sempre estamos iniciando, através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabuna, um trabalho com os produtores, para que eles mesmos produzam as suas sementes e eliminem o grau de dependência dos poderes públicos. Nós queremos que o produtor seja autônomo e produza a sua própria semente”, ressaltou o técnico da Ceplac, Edvaldo Pinheiro.

Texto: Viviane Cabral / Reportagem: Osvaldo Bispo / Foto: Pedro Augusto – 22/03/11
www.itabuna.ba.gov.br 

Expressaounica/joselitodosreis

Já que estamos falando em plantação de milho, a TV Santa Cruz  juntamente com o Município, representado pelo Prefeito Capitão Azevedo e o Secretário da Indústria eComércio, Carlos Leahy assinaram convenio para o resgate do São João nos bairros de Itabuna. Não deixa de ser  uma ótima iniciativa.

A iniciativa também vai valorizar os nossos musicos e forroseiros. Os bairros citados foram: Mangabinha, Santo Antonio, Fátima, São Caetano e Ferradas. É ótima a idéia!       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é