Pular para o conteúdo principal

Audiência discute tombamento do prédio São Vicente de Paula

 Durante uma Audiência Pública realizada na última quarta-feira (20), na Casa do Educador, representantes da Comissão responsável pelos estudos do tombamento do prédio São Vicente de Paula – antigo Colégio Divina Providência – debateram com a sociedade de Itabuna sobre o seu reconhecimento cultural. Na oportunidade, também foi discutida a futura instalação de um empreendimento onde funcionarão lojas das redes Americanas, Silva Calçados e Farmácia Pague Menos. 

A referida comissão é composta pelos advogados Sidenilton Pereira (que atua como presidente) e Veneranda Andrade, além do secretário de Indústria e Comércio, Carlos Leahy.

Sidenilton Pereira lembrou que o decreto que declarou o tombamento do prédio São Vicente de Paula foi efetivado no final do ano de 2008. No entanto, tal reconhecimento não foi legalizado, já que algumas diligências legais não foram levadas a efeito, como o registro do tombo no cartório da cidade. Por conta disso, a expectativa é de que todo esse processo seja regularizado, com a finalidade de preservar a história e gerar em torno de 600 a 700 empregos com a instalação do novo empreendimento.

“O prefeito Capitão Azevedo, preocupado em preservar a cultura e a memória do povo de Itabuna, constituiu essa comissão responsável por estudar a viabilidade e levar a efeito os atos de tombamento. [Então], a pretensão do município não é destombar, não é apagar a história, a memória do povo; muito pelo contrário, é regularizar a questão do tombamento que não está regularizado e, em especial, permitir que novos empreendimentos sejam erguidos, que novos empregos sejam gerados para possibilitarmos o desenvolvimento da nossa cidade”, argumentou.

Estudo
        Durante o encontro, o presidente da Comissão apresentou algumas imagens que revelam o estado de deterioração e abandono do prédio São Vicente de Paula, que se resumem em infiltração, focos de dengue e a existência de plantas na área interna. Na oportunidade, ele apresentou um projeto de como deverá ficar a fachada do novo empreendimento, que inclui a preservação da frente do prédio, com as suas cores e objetos originais. Além disso, para realizar uma comparação, Dr. Sidenilton exibiu ao público imagens de prédios com fachadas históricas preservadas em alguns estados do país. 

Desenvolvimento econômico

O integrante da comissão, Carlos Leahy destacou que a ideia é conciliar a geração de empregos e a valorização daquela área comercial, já que muitas lojas estão concentradas na avenida Centenário e não existe mais espaço para crescer naquela localidade. “Então, eu acredito que ali não é somente a geração de empregos, é a manutenção do próprio prédio, já que existe a responsabilidade do empreendedor de manter a fachada do prédio, a utilização do espaço ocioso, com a geração de empregos e também a questão da descentralização do comércio de Itabuna para outros lugares, para que possa crescer o comércio de rua”.

O representante do empreendimento, Daniel Soares Neto ressaltou que a preocupação da empresa está fundamentada em participar do desenvolvimento da cidade, no que diz respeito a sua história e a geração de empregos. “Nunca foi a nossa intenção destruir a história de Itabuna. Desde quando adquirimos o empreendimento foi de preservar a parte do prédio histórico, que ocupa cerca de 20 % da área”, declarou. 

Além de autoridades municipais, alguns representantes da sociedade de Itabuna estiveram presentes ao debate, como o presidente UAMI - União das Associações de Moradores de Itabuna, Juscelino Nunes Barros e empresários daquela localidade, que defenderam a instalação de novos empreendimentos na cidade, visando o fortalecimento econômico com a geração de empregos, mas sem esquecer-se de preservar a cultura local.

FICC
O projeto que vislumbra a regularização do tombamento e a instalação de um empreendimento comercial na rua São Vicente de Paula também foi debatido pelo presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Cyro de Mattos, que além de uma manutenção da fachada do prédio solicitou a instalação de um acervo histórico. “A solicitação da Ficc é de que não só seja mantida fachada externa e do lado direito, mas que seja construído no interior desse prédio um memorial para que seja colocada a história desse prédio, através dos documentos, das fotografias e todo um acervo”.

De acordo com o presidente da comissão, Sidenilton Pereira, representantes do novo empreendimento terão alguns dias para elaborar e apresentar o projeto a Ficc e a Comissão com a inclusão de um memorial no prédio.
Por:Viviane Cabral – Foto: Vinicius Borges – 25/04/11
www.itabuna.ba.gov.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é