Pular para o conteúdo principal

Empresa deverá iniciar neste mês de abril investigação petrolífera no litoral baiano



Na semana passada, a empresa Everest Tecnologia em Serviços Ltda. comunicou ao prefeito Newton Lima que a PGS Investigação Petrolífera estará iniciando neste mês de abril, com duração estimada de 80 dias, uma atividade de pesquisa sísmica marinha 3D no litoral do Estado da Bahia. No ofício, a empresa informa que a área da pesquisa, situada na Bacia Sedimentar de Jequitinhonha, apresenta distância mínima da costa superior a 11,5 milhas náuticas (22 quilômetros), nas proximidades de Ilhéus, compreendendo profundidades entre 1.000 e 3.500 metros. Segundo a Everest, a atividade será executada pelo navio Ramform Valiant, que estará acompanhado, durante toda a operação, pelas embarcações Remus (apoio sísmico) e Tórsvic (assistente).

No comunicado feito ao prefeito Newton Lima, a Everest ressalta que a pesquisa ocorrerá em uma pequena parte da área licenciada e que a atividade pesqueira ficará restrita apenas na região próxima às linhas sísmicas em que o navio irá operar. A Everest Tecnologia em Serviços Ltda garantiu ainda ao chefe do Executivo ilheense que a PGS está informando a todas as partes interessadas na área de influência da atividade de pesquisa sísmica marinha as principais características do trabalho. “Além disso, estamos colhendo críticas e sugestões com o objetivo de buscar mecanismos eficientes de comunicação, capazes de contribuir para a segurança das operações”,           assevera o diretor-presidente da Everest Tecnologia em Serviços Ltda, Rogério Ribeiro.

Segundo a PGS Investigação Petrolífera Ltda, a pesquisa sísmica tem como principal objetivo produzir imagens detalhadas das camadas interiores do subsolo marinho, abaixo da coluna d’água, para melhor conhecimento dos reservatórios de petróleo. Através deste trabalho, reforça a empresa, é possível identificar a localização dos melhores pontos de perfuração de poços de petróleo e também de gás.

Bacia Sedimentar – Localizada na margem leste da costa brasileira, a Bacia Sedimentar de Jequitinhonha ocupa uma área de 10 mil quilômetros quadrados, dos quais apenas 500 quilômetros quadrados encontram-se emersos. Situa-se entre as bacias de Almada e Cumuruxatiba ao norte e sul, respectivamente. De forma mais específica, encontra-se na porção que abrange os municípios de Ilhéus, Itacaré, Una e Canavieiras. Encravada na chamada Costa do Cacau, a região preserva verdadeiros santuários ecológicos tropicais, com dezenas de quilômetros de praias sombreadas por denso coqueiral, Mata Atlântica, grandes áreas de manguezal e fazendas de cacau.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é