Pular para o conteúdo principal

Município Conselho discutem retomada da ‘Gestão Plena’ da Saúde


Visando agilizar o processo de retomada da gestão plena da saúde em Itabuna, com ênfase para os serviços de Alta e Média complexidade, o prefeito Capitão Azevedo esteve reunido com representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e da secretaria de Saúde do Município, na última quarta-feira (30), no Centro Administrativo. 

Durante o encontro, ele propôs a criação de uma comissão para o acompanhamento do processo que está sendo negociado com a Sesab e a criação de uma agenda mínima entre o CMS e o município para co-gestão do sistema. 
 
“Eu peço aos senhores conselheiros para que abram os seus corações, a mente de cada um e vamos todos juntos, em busca do caminho para solucionar a questão da operacionalidade da saúde do nosso povo de Itabuna e região. Não podemos mais perder tempo, pois tem gente morrendo e precisamos dar um basta logo nisso. O que estiver errado estaremos prontos para cumprir de acordo com as normas do Conselho”, conclamou Azevedo.

Ao considerar que todas as etapas do processo estão sendo cumpridas, com transparência e bastante cautela, o prefeito complementou: “Eu acredito que as condições estão dadas, apesar de algumas falhas, que a gente reconhece, mas as condições são as melhores. Agora esperamos a demanda do Conselho para fazermos uma força tarefa e resolvermos tudo”.

Estrutura e exigências
O Conselho Municipal da Saúde é integrado por 24 membros representando o governo e a sociedade civil organizada. Na agenda da citada reunião, estava uma solução para os entraves que dificultam o retorno da Gestão Plena da Saúde no município. “A população, afinal, está à espera de uma saída rápida para esses problemas, a fim de garantir a todos o acesso a uma saúde de qualidade”, acrescentou o prefeito. 

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria das Graças dos Santos Souza, ressaltou algumas exigências que deverão ser cumpridas pelo município, como a alteração na lei 2.114 e do decreto 9. 335, que versa sobre a função do secretário de Saúde. “Através dessa conversa, nós iremos poder trilhar aquilo que já vínhamos dialogando antes, e colocar ao prefeito os passos para que a secretaria dê para ter essa organização de serviço”, declarou.

Resolução
Ao longo do encontro um dos integrantes do CMS, o médico José Neme, propôs a criação de uma agenda mínima com o município para se chegar a um entendimento entre os dois lados. Além disso, foi proposta a formação de uma comissão de acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos para a retomada da gestão plena da saúde nos serviços de Alta e Média complexidade.

“Eu gostaria que o Conselho Municipal de Saúde elaborasse uma agenda mínima para que o município atendesse essa agenda, e a gente partisse para a resolução da questão. Nós temos que sentar e resolver a questão crucial, que vai favorecer uma região, que soma quase três milhões de habitantes”, declara José Neme.

Cumprimento
Com a finalidade de atender as exigências do CMS, o sub-procurador  Marcos Conrado expôs a alteração na lei 2.114 e no decreto 9. 335, que destaca a atuação do secretário em relação à política municipal de saúde. Além disso, de acordo com ele, outras modificações estruturais já foram realizadas, e estão à espera da apreciação do conselho.
 O prefeito Capitão Azevedo defendeu uma solução enérgica para os problemas na Saúde.

Texto e reportagem: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges – 31/02/11

www.itabuna.ba.gov.br 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é