Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Ilhéus e Bamin estudam parcerias em Saúde e Educação


O vice-presidente da Bahia Mineração (Bamin), Clóvis Torres, visitou, na tarde de terça-feira (26), o prefeito de Ilhéus, Newton Lima. O encontro – de cortesia – foi realizado no Palácio Paranaguá e foram tratados temas de interesse do Município e da empresa, a exemplo da mudança da planta do Complexo Intermodal do Porto Sul e os próximos passos que serão dados para a consolidação do empreendimento, bem como sobre o início do Projeto Mina de Talentos, iniciado com aula inaugural na manhã de terça-feira (26).

Clóvis Torres agradeceu o apoio dado pelo governo municipal de Ilhéus ao Complexo Intermodal, inclusive à Bamin, ressaltando que a contrapartida será uma contribuição significativa ao desenvolvimento econômico e social da cidade. O empresário analisou a mudança de local para a instalação da planta como uma questão emergencial e acredita que, a partir de agora, o processo de implantação do empreendimento ganhará agilidade, inclusive quanto ao licenciamento ambiental.

Durante o encontro, que contou com a participação da deputada estadual Ângela Sousa, do vice-prefeito Mário Alexandre e de secretários municipais, o prefeito Newton Lima demonstrou confiança no início das obras e disse que o projeto é muito importante para a população de Ilhéus e região. “A Bamin vem demonstrando sua responsabilidade com o projeto, a partir da capacitação de seu pessoal, formando não só profissionais, mas cidadãos”, argumentou.
Convênios - O prefeito Newton Lima também solicitou ao empresário Clóvis Torres, a ampliação das parcerias da Bamin com o município. Entre os acordos já firmados, estão em andamento a desapropriação de uma área para a construção de uma escola municipal na Ponta Tulha, e a doação – pelo município – de um terreno em Vila Olímpio para a Associação de Moradores, que construirá, com o apoio da Bamin, uma fábrica de doces artesanais.
Na Ponta da Tulha, o terreno  em processo de desapropriação envolve uma área de 40 mil metros quadrados, onde será construída uma moderna escola de primeiro grau pela Bahia Mineração, além de uma biblioteca, esta em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Na mesma área, o Governo do Estado já decidiu construir uma escola de segundo grau para servir à comunidade do litoral norte de Ilhéus.
Ainda ficou acertada a participação da Bahia Mineração e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) na formatação de um projeto social envolvendo a Educação e Saúde numa campanha de conscientização da população no combate à dengue. Um novo encontro vai ser agendado para os próximos dias, quando o projeto técnico será apresentado pelo diretor da Fieb, Jorge Freire, aos secretários municipais da Saúde, Jorge Arouca; e da Educação, professora Lidiney Campos.
Santa Casa de Misericórdia – Ainda na tarde de terça-feira, o vice presidente da Bamin, Clóvis Torres, acompanhado da deputada estadual Ângela Sousa e o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, visitou a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus. Recebido pelo provedor Eusínio Lavigne, o diretor-clínico Carlos Lira, e a administradora do Hospital São José, Naide Silveira, o diretor da Bamin foi informado das dificuldades por que atravessa a Santa Casa.
O provedor Eusínio Lavigne colocou a estrutura da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus – formada pelo Hospital São José e Maternidade Santa Helena – à disposição da Bamin e demais empresas que virão se instalar em Ilhéus. Durante o encontro, a direção da Santa Casa propôs a celebração de parceria com a empresa, como uma das soluções para superar as dificuldades existentes.
Clóvis Torres elogiou o esforço que vem sendo feito pela direção da Santa Casa para mobilizar a comunidade e se mostrou surpreso com a qualidade das instalações e dos serviços prestados pelos hospitais. O empresário disse que a Bamin tem interesse em manter parcerias com as áreas de educação e saúde e que aguarda a formalização do pleito para estudar uma forma de contribuição.
Em visita às instalações do Hospital São José e da Maternidade Santa Helena, a deputada Ângela Sousa e o vice-prefeito Mário Alexandre também solicitaram o apoio de Clóvis Torres na mobilização feita pela Santa Casa, junto a outras empresas envolvidas no Complexo Intermodal do Porto Sul. “Estamos sensibilizados com as dificuldades por que passa a instituição, e empreenderemos esforços para contribuir numa possível solução para a Santa Casa”, concluiu.
ascom/ilhéus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é