Pular para o conteúdo principal

EUA se prepararam para confronto com Paquistão em operação contra Bin Laden


Líder dos EUA insistiu que missão contra líder da Al-Qaeda fosse grande o suficiente para conseguir escapar se confrontada


The New York Times

Compartilhar: O presidente dos EUA, Barack Obama, insistiu que a ação contra Osama bin Laden na semana passada fosse grande o suficiente para conseguir escapar do Paquistão se confrontada por policiais e soldados hostis, informaram oficiais graduados do governo e autoridades militares na segunda-feira.


Ao revelar mais detalhes sobre o planejamento da missão, oficiais de alto escalão também disseram que duas equipes de especialistas estavam à espera: uma para enterrar Bin Laden se ele fosse morto e outra composta por advogados, tradutores e interrogadores, caso ele fosse capturado com vida.

Essas equipes se encontravam a bordo de um navio da Marinha, muito provavelmente o porta-aviões Carl Vinson, no Mar do Norte da Arábia.

A decisão de Obama de aumentar o tamanho da força enviada ao Paquistão mostra que ele estava disposto a arriscar um confronto militar com um aliado para capturar ou matar o líder da Al-Qaeda.


Um confronto como esse teria desencadeado uma violação ainda maior do território paquistanês e uma disputa ainda mais complexa como a que tem ocorrido desde que as autoridades de Islamabad descobriram que helicópteros cheios de membros de uma equipe Seals sobrevoou uma de suas cidades e invadiu a fortaleza onde Bin Laden estava escondido.


O oficial de alto escalão do governo Obama que divulgou as regras de engajamento de uma das mais arriscadas operações clandestinas tentadas pela CIA e pelos militares do Comando de Operações Especiais em muitos anos disse: "Suas instruções eram para evitar qualquer confronto, se possível. Mas se tivessem de retribuir fogo estavam autorizados a fazê-lo.”


As informações também ilustram o quão pouco o governo Obama confiou nos paquistaneses enquanto planejava a ação. Eles também rejeitaram uma proposta de envolver os paquistaneses na missão.


Uma autoridade dos Estados Unidos disse que os investigadores americanos em breve poderão interrogar as três viúvas de Bin Laden atualmente detidas pelas autoridades paquistanesas, uma exigência que o conselheiro de segurança nacional de Obama, Tom Donilon, fez em programas de televisão, no domingo.


Foto: Arte iGHá cerca de quatro anos, serviços de inteligência dos EUA identificam mensageiro de confiança de Bin Laden, a partir de pistas dadas por prisioneiros de Guantánamo

Iniciar slideshowFoto anteriorPróxima foto

http://youtu.be/OYDegqQ0o5M

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é