Pular para o conteúdo principal

instalação de Delegacia da Policia Federal para combater à violência

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, anunciou, durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), formado por 34 representantes das diversas secretarias do governo municipal, autoridades da área de segurança e representantes da sociedade civil organizada, que vai encaminhar ao Ministério da Justiça a solicitação para a implantação de uma Delegacia da Polícia Federal, visando ampliar o combate o tráfico de drogas e a violência. 

A reunião do GGIM, realizada no gabinete do prefeito, serviu para definir as estratégias da campanha de desarmamento da população do município, a ser lançada em breve, durante o Dia do Desarmamento em Itabuna, com as participações de autoridades civis e militares, além de representantes de diversas entidades e instituições.  

Para o Capitão Azevedo, a política pública de segurança é uma questão complexa e que envolve não apenas a ação da polícia e da justiça, como também de saúde, de educação, inclusão social e até a melhoria da iluminação pública: “A ideia deste encontro é ouvir sugestões e implementar ações práticas, até porque ninguém está imune à violência, um problema que preocupa a todos nós e que precisa ser enfrentado”.

Ele explicou que a criação da Delegacia da Polícia Federal em Itabuna se justifica em função de uma série de fatores, inclusive por ser a cidade um grande polo regional de comércio e serviços, cortado por duas importantes rodovias - BR-415 e BR 101 -, que estão na rota do tráfico de drogas e de armas.  

Lembrando que Itabuna é a terceira cidade do país na mortalidade de jovens, a secretária-executiva do GGIM, Luiza de Aragão Padilha Leal, explicou que o Dia do Desarmamento foi idealizado pelo prefeito Capitão Azevedo, a partir do lançamento da Campanha Nacional que se estenderá até 31 de dezembro próximo, com o objetivo de oferecer à população a oportunidade para se desfazer de armas, muitas vezes até legais, mas que podem oferecer riscos à família. 

A campanha anterior tirou de circulação 550 mil armas de fogo em todo o país, onde 80% dos crimes são cometidos com revolveres em sua maioria de calibre 38. No caso da nova campanha, o GGIM vai solicitar à Polícia Federal a indicação de um local para recebimento das armas que serão entregues pela população, mediante o reembolso de valores que variam entre R$ 100 e R300, de acordo como tipo de armamento disponibilizado.

Luiza Padilha enfatizou que objetivo da ação local é reduzir os índices de violência no município, por meio de mobilizações de lideranças comunitárias e policiais, numa articulação que envolve as diferentes forças de segurança – polícias Civil e Militar, Grupamento de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança Pública-, gabinete do prefeito e secretarias municipais.

Na reunião também foram apresentadas sugestões dos representantes do  Ministério Público, da 6ª Coordenadoria de Polícia, da direção do Presídio de Itabuna e de entidades diversas, inclusive do Movimento Negro Unificado. Na oportunidade foram apresentados os projetos das Oficinas da Cidadania e do blog da GGIM que está em construção no endereço eletrônico www.ggimitabuna@gmail.com.

O que é GGIM  

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) é responsável por organizar atividades que promovem o debate da segurança pública no município e sua criação é uma das exigências do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), ao qual Itabuna foi um dos primeiros municípios brasileiros a aderir. 

Por: Kleber Torres - Fotos: Vinícius Borges 19/05/2011   
www.itabuna.ba.gov.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é