Pular para o conteúdo principal

Audiência do prefeito com representantes de “Águas de Olivença” leva benefícios imediatos àquela comunidade

 Resultado de uma reivindicação feita pela vereadora Carmelita Ângela (PT), o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu em audiência, nesta quinta-feira (02), no Palácio Paranaguá, representantes da comunidade de Águas de Olivença, litoral sul do município, região conhecida pela grande quantidade de casas de veraneio, restaurantes, hotéis e pousadas, mas que, ultimamente, sofre com irregularidade nos serviços públicos considerados essenciais, como coleta de lixo, pavimentação asfáltica, escola, transporte público e iluminação.

O encontro faz parte da estratégia adotada pela vereadora de aproximar a comunidade do governo permitindo que, através de um contato direto com o prefeito Newton Lima, temas de interesse coletivo sejam debatidos “olho no olho” com as autoridades municipais. O secretário de Serviços Públicos, Carlos Freitas, e o de Segurança e Transporte, Marcelo Barreto, também participaram do encontro. “Não é possível mais fazer política sem comunicação, sem o contato direto entre as partes interessadas. E não são alianças políticas construídas em gabinetes que vão nos impedir de reconhecer que erros também são cometidos pelo governo. O que precisamos é ter a coragem de enfrentá-los pelo bem da coletividade”, disse Carmelita durante o encontro.

Os problemas - A comunidade de Águas de Olivença se queixa que, apesar de pagar mensalmente cerca de mil reais em taxas de iluminação pública, o serviço é precário e, para garantir a segurança do local, os cerca de 350 postes do condomínio são abastecidos de lâmpadas compradas com ajuda financeira extra dos moradores. A coleta de lixo é outro problema. Atualmente ela é feita uma única vez por mês, acumulando uma grande quantidade de lixo numa região litorânea bastante visitada por turistas. No local os ônibus só aparecem de quatro em quatro horas, prejudicando a locomoção de moradores e trabalhadores que circulam diariamente por aquela região.

Apesar de apresentar uma lista de reivindicações, os moradores da comunidade também ressaltaram o compromisso de parceria que têm com o governo municipal. “Nem sempre estamos apenas decididos a cobrar. Também ajudamos no que é possível”, afirmou o síndico do Condomínio Águas de Olivença, Ronerson Mangabinha. Por iniciativa deles, está, no momento, sendo feita a conservação do local. Os moradores também construíram um posto de saúde e contrataram uma médica por conta própria, sem apoio da gestão municipal. Além do síndico, participaram da audiência os moradores Mônica Helan e David Campos que reforçaram o espírito de colaboração que os moradores têm com a administração pública

O resultado prático deste encontro já começa, de acordo com a vereadora, a acontecer na próxima semana. O prefeito Newton Lima se comprometeu a ir ao local ver de perto os problemas relatados pelos moradores. O secretário Carlos Freitas também garantiu que a coleta de lixo passará imediatamente para quatro vezes ao mês, uma vez por semana. Lâmpadas também serão imediatamente disponibilizadas para o condomínio e região. Já o secretário Marcelo Barreto garantiu que fará uma verificação dos horários atuais de ônibus e solicitará às empresas responsáveis uma alteração no percurso para atender também as localidades próximas, como Jairí e Acuípe. Em breve a comunidade também ganhará benfeitorias na pavimentação asfáltica.
Por: Maurício Maron

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é