Pular para o conteúdo principal

Curso Profissionalizante atrai empreendedores do comércio regional

        A iniciativa da Faculdade de Ilhéus de oferecer o Curso Profissionalizante com o objetivo de qualificar mão-de-obra com foco no comércio, indústria e serviços, está atraindo cada vez mais trabalhadores e profissionais autônomos da região. O projeto iniciado em 2009 oferece aulas exclusivamente aos sábados, ministradas por professores da instituição, com duração de 10 meses e carga horária de 120 horas/aulas. Atualmente, seis turmas estão funcionando na Faculdade, nos turnos matutino e vespertino, nos horários das 8 às 12 horas ou das 15 às 19 horas.
  
     No próximo dia 09, serão iniciadas novas turmas com estudantes dos municípios de Itacaré, Uruçuca e Itajuípe. Empreendedores e funcionários do comércio de Ilhéus já participaram do curso e muitos deles resolveram dar continuidade à busca de conhecimento e aperfeiçoamento em cursos de graduação. As disciplinas oferecidas são Gestão de Qualidade, Gestão Empreendedora, Departamento Pessoal, Matemática Financeira, Negociação e Preço, Atendimento ao Público, Realização de Eventos e Estratégias Turísticas, Lógica Empresarial, Informática Empresarial e Mercadologia.

   “O nosso objetivo com esse projeto é preparar melhores profissionais para o mercado de trabalho”, explica o professor Almir Milanesi, diretor da Faculdade de Ilhéus. Segundo ele, a instituição avalia o crescimento regional e vê a necessidade de qualificar a mão-de-obra local e de cidades circunvizinhas, para que investidores que por aqui se instalem  possam aproveitar o material humano disponível nesta região. O sucesso é tão grande que pessoas graduadas já começam a se interessar em freqüentar as aulas, principalmente quando elas são formadas em áreas com pouca afinidade com o comércio, pretendem se inteirar de negócios da família ou abrir o próprio negócio.   

      A empresária Rosemary Moraes de Jesus, por exemplo, estava morando fora do País há 25 anos, e acaba de se instalar na cidade de Itacaré, onde constrói quitinetes e lojas. Por indicação de amigos, resolveu freqüentar o curso para se adaptar melhor às leis e ao sistema brasileiro, já que ela não trabalhava no período que viveu na Itália. A estudante Cláudia Santos Silva tem 16 anos, reside em Una e vem às aulas todos os sábados. “Preciso ter uma profissão, trabalhar, e ampliando conhecimentos vai ser mais fácil conseguir tudo isso:  trabalhar durante o dia e fazer uma faculdade à noite. Quero ser pediatra”, avisa.     

Por: Zé Carlinhos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é