Pular para o conteúdo principal

Parceiros da Ceplac na Estação Pau-Brasil ampliam cooperação

            O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), através do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) querem ampliar a cooperação com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os dois órgãos, instalados na Estação Experimental Ecológica Pau-Brasil (Espab), em Porto Seguro, mantida pela Ceplac, foram visitados pelo superintendente Antonio Zózimo de Matos Costa na sexta-feira, 10.

            A coordenadora do Ibama em Porto Seguro, analista ambiental Ligia Ielegê, disse que a instalação do Cetas, em novembro de 2010, muito contribuiu para recebimento, reabilitação e destinação de animais silvestres apreendidos pelas forças policiais, resgatados ou entregues pela população do Extremo-Sul. Citou o resgate de uma onça suçuarana - um felino ameaçado de extinção -, apreendido pela Polícia Ambiental de Minas Gerais, depois de ter sido encontrado à beira de uma rodovia próxima à Almenara, e de um lote de mil canários da terra apreendidos em Medeiros Neto. 

            - As atividades destas três instituições se complementam perfeitamente. É vantajoso, inclusive que estejam em um mesmo local. Há uma força policial, uma instituição dedicada à pesquisa e desenvolvimento e outra que, além da fiscalização, cuida da reabilitação e destinação de animais silvestres. Espero que outras instituições se somem e complementem ainda mais essa parceria -  comentou a analista do Ibama, que se disse preocupada com a grande quantidade de pássaros silvestres capturados na região de Porto Seguro. 

            O major José Diógenes Câmara Alves, comandante da Cippa, declarou que sua jurisdição abrange de Valença a Mucuri, com um total de 144 municípios. Além de Porto Seguro, a corporação militar tem um pelotão em Ilhéus, atua em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ibama, atende à denúncias e solicitações da comunidade e promove eventos com a Ceplac e ONGs, a exemplo do Eco Porto e Semana do Meio Ambiente. 

O chefe da Espab, Humberto Luis Matos Amaral, classificou como um marco a visita do superintendente da Ceplac na Bahia, Antonio Zózimo Matos Costa, por discutir como ampliar a cooperação e ver o trabalho de assistência técnica e extensão rural que a Ceplac e parceiros prestam às associações de agricultores familiares de Porto Seguro e famílias indígenas de Coroa Vermelha. “A parceria institucional evitou problemas de invasão e caçadores na área de 1.157 hectares de mata preservada, já que a Cippa e o Ibama atuam na repressão e no recebimento de animais silvestres”, afirmou.

            Segundo o chefe da unidade, a Ceplac iniciou neste mês a implantação do programa “Quintais Produtivos”, no projeto Roça do Povo em Porto Seguro, com o apoio do Governo do Estado. Cada uma das famílias cadastradas receberá 50 galinhas poedeiras, galinheiro estruturado, ração para seis meses e equipamentos de irrigação para produção de hortaliças em dez canteiros e assegurar a alimentação familiar. “Também trabalhamos nas aldeias indígenas com programa de criação de carneiros”, conta Humberto Amaral, acrescentando que todo excedente da produção de galinhas, ovos e hortaliças será comercializado nas feiras livres do município e centrais de abastecimento  

ACS/Ceplac/Sueba
por; Luiz Conceição
13 de Junho de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é