Pular para o conteúdo principal

Ceplac apresenta melhoria do sistema cabruca à Sema


A experiência piloto do programa de melhoria da produtividade e da qualidade ambiental desenvolvido pela Ceplac em 12 propriedades rurais do município de Barro Preto, que produzem cacau no sistema cacau - cabruca, foi apresentada ao secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler. O secretário visitou a Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira da Bahia da Ceplac na terça-feira, 12, sendo recebido pelo chefe do Serviço de Planejamento, Mário Tavares, que representou o superintendente Antonio Zózimo de Matos Costa, que estava em viagem. 

            Na oportunidade, o secretário Eugênio Spengler se reuniu com técnicos e dirigentes do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) e Centro de Extensão da Ceplac (Cenex) na Superintendência, quando apresentou avanços organizacionais na Sema, a partir de mudanças administrativas em andamento, com a reforma aprovada pela Assembléia Legislativa que resultou no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), fusão entre Ingá e Ima. O secretário disse que a criação de Comissões Técnicas de Garantia Ambiental (CTGas) é política pública desenvolvida pelo Estado da Bahia ao longo do tempo.  

            “Trabalhamos na direção de aumentar as atribuições das CTGAs e aperfeiçoar as já existentes em parceria com empresas públicas ou concessionárias de serviços públicos”, declarou. Segundo o secretário na proposta de lei que será enviada à Assembléia Legislativa, ao final do recesso parlamentar, se pretende ampliar poderes e atribuições das CTGAs de empresas privadas. 

            Spengler disse acreditar no processo de co-responsabilidade e ação cidadã de todos segmentos da sociedade, onde a responsabilidade pela qualidade ambiental seja compartilhada entre órgãos de gestão, outros órgãos públicos de fomento e pesquisa e empresas privadas, que têm responsabilidades de desenvolver as condições de sustentabilidade de seus empreendimentos.

            Quanto ao programa da Ceplac, o secretário de Meio Ambiente disse que a experiência desenvolvida pela instituição em parceria com o Inema, Mars Cacau e Sindicato Rural e Prefeitura de Barro Preto poderá ser replicado em outras culturas, regiões e biomas no Estado, além de outros estados brasileiros.  “Acreditamos, fundamentalmente, no desenvolvimento de processos agroflorestais, com manejo sustentável de florestas, que possam melhorar a qualidade da produtividade e renda da propriedade, associado a processo de preservação e conservação ambiental”, explicou. 

            O encontro foi acompanhado pelos técnicos Ana Paula Dias, diretora de Regulação do Inema; Márcia Telles, diretora de Fiscalização; Marco Aurélio Souza Silva, gestor da APA Lagoa Encantada; e a jornalista Lívia Lemos Alves, assessora de Comunicação da Sema. Pela Ceplac, a diretora-adjunta do Cepec Stela Dalva Vieira Midlej Silva, coordenador da Ceplac/CTGA Demosthenes Lordello, e pesquisadores Dan Lobão, Elias Veloso, Raul René Valle e Marco Franco; Chefe do Cenex Sérgio Murilo Correia Menezes e s extensionistas João Dantas, João Henrique Silva Almeida e Antonio Fernando Ribeiro Silva, dentre outros.
 ACS/Ceplac/Sueba
Por:Luiz Conceição
14 de Julho de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é