Pular para o conteúdo principal

“Construção da ponte será iniciada antes terminar governo de Newton”, diz Wagner


Ao ser cobrado pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, quarta-feira (6), na abertura do III Festival do Chocolate, o governador da Bahia, Jaques Wagner, reconheceu que tem uma dívida com o povo de Ilhéus, mas que será honrada até o próximo ano, quando será iniciada a construção da segunda ponte ligando o centro de Ilhéus ao bairro do Pontal. “Assumi esse compromisso publicamente e o povo de Ilhéus pode ter certeza que essa obra será iniciada antes do prefeito Newton Lima entregar o cargo para o seu sucessor”, disse em seu discurso.
A segunda ponte ligando o centro ao Pontal é um projeto antigo de Ilhéus e desde 1969 que passou fazer parte do Plano Diretor da cidade e é vista como uma dos mais importantes vetores de desenvolvimento do município. A ponte Lomanto Júnior, inaugurada em 1965, é o único meio de comunicação entre o centro da cidade, zona sul e demais municípios. “Hoje, a zona sul é uma das principais áreas preferidas para investimentos, porém a falta de uma segunda ponte é um dos fatores de inibição”, ressalta Newton Lima.
A ausência de tão importante equipamento urbano vem causando inúmeros congestionamentos no tráfego, transtornos para o dia-a-dia dos ilheenses, turistas e usuários de nossas estradas, inibindo investimentos turísticos, imobiliários e comerciais na zona sul da cidade. Além disso, no bairro do Pontal também está implantado o aeroporto Jorge Amado, e os constantes estrangulamentos na mobilidade urbana causam constrangimentos e estagnação do desenvolvimento turístico e comercial de Ilhéus.
Alvo de constantes promessas dos governantes nos níveis municipal, estadual e federal, desde que assumiu o governo do município, o prefeito Newton Lima tem se dedicado ao projeto de construção de uma nova ponte. A concretização do projeto teve início em setembro do ano passado, quando fez gestões junto ao então presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e ao governador Jaques Wagner, que em setembro de 2010, se comprometeu publicamente com a realização da obra.
Este ano, após várias gestões junto ao Governo do Estado, o prefeito Newton Lima recebeu um telefonema do governador Jaques Wagner informado sobre a elaboração do projeto e as providências tomadas para realizar a licitação da obra. “Gostaria de agradecer pessoalmente ao nosso Governador Wagner, pois tenho acompanhado a tramitação do projeto e sei que antes de entregar o cargo ao meu sucessor, Deus e o senhor me darão a honra e a alegria de assistir o início de sua construção”, agradeceu.
Festival do Chocolate – Durante o discurso, o prefeito Newton Lima disse que Ilhéus se sentia honrada em participar e colaborar com um empreendimento como o III Festival de Chocolate, que retrata a própria história da cidade e da região. “Este evento é uma demonstração de que podemos unir nossas forças para transformar ilhéus como um dos mais importantes polos, não só de produção do cacau, mas, sobretudo de chocolate”, referiu.
O prefeito ressaltou que, embora o cacau sempre fosse uma ferramenta poderosa, durante décadas a lavoura cacaueira não soube usá-la como deveria, mas que graças à iniciativa e alguns sonhadores, a exemplo de Hans Schaeppi, que teve a coragem e a ousadia de investir na Fábrica de Chocolates Caseiro Ilhéus, a realidade foi sendo transformada. “Esse é um projeto vitorioso e que está sendo seguido por tantos outros, agregando novos valores à produção de amêndoas”, comentou.
Para Newton Lima, é inegável a vocação de Ilhéus e região para implantar novas indústrias de médio porte voltadas para a produção do chocolate fino, ação que  necessita do apoio de todas as esferas governamentais. “Governador, temos o dever histórico de preservar e investir na lavoura do cacau, que já foi o grande carro-chefe de toda a economia baiana, bem como a responsável pela manutenção de nosso pródigo ecossistema”, ressaltou. 
Ascom/Ilhéus
Expressaounica:
Não queremos tirar o otimismo dos ilheenses, mas estamos sabendo que todos os recursos  do Estado estão voltados para as obras da Copa do Muindo. O governador prometeu, também iniciar as obras da barragem em Itabuna e que vai servir a Itabuna, no próximo mês de Setembro!   Será?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é