Pular para o conteúdo principal

Emasa planeja reestruturar as redes de água e esgoto de Itabuna

 (O Presidente disse também na coletiva que a Emasa não será privatizada. O Governo Municipal não tem essa intenção)

       O presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) de Itabuna, Geraldo Briglia, reuniu a imprensa nesta quinta-feira, dia 14, para anunciar os planos da nova gestão iniciada em 30 de junho último. Participaram da coletiva os diretores Otaviano Burgos (administrativo), Marcus Habib (técnico), Juscelino Azevedo (financeiro), José Silva (comercial) e Jorge Neves (planejamento).

        A reestruturação das redes de abastecimento de água e coleta de esgoto são as principais metas da nova gestão. Briglia diz que Itabuna já tem produção de água suficiente para atender todo o município, inclusive a zona industrial, mas perde atualmente 50% da água produzida. “Mas as nossas redes precisam ser redimensionadas, pois em alguns bairros ainda não foram implantadas e em outros são insuficientes para atender o crescimento habitacional”. 

         O ponto alto da coletiva foi o anúncio de campanha para regularização de débitos dos usuários que se encontram com o fornecimento de água suspenso. “É mais um presente do prefeito Capitão Azevedo para a população de Itabuna no aniversário da cidade”. Os usuários com ligações de água suspensas terão anistia de multas, juros e correção monetária, parcelamento das contas em até 36 meses e franquia da taxa de religação. A campanha entra em vigor dia 15 de julho e se estende até dezembro.

        Além da anistia de multas, juros e correção monetária, a campanha prevê também desconto para o débito principal dos usuários que cumprirem os prazos determinados pela Emasa. Entre 15 de julho a 15 de agosto, desconto de 50%; de 16 de agosto a 17 de outubro, desconto de 30% e entre 18 de outubro a 31 de dezembro, desconto de 15% do valor do débito escrito.

Recuperação das estações

        A longo prazo, Geraldo Briglia vislumbra a recuperação de todas as estações de tratamento de esgoto, elevatórias e lagoas de decantação, trabalho iniciado na semana passada, com a reativação das unidades II, localizada no bairro Berilo Guimarães e V, na Av. Amélia Amado. Os projetos já foram elaborados pela Emasa e aprovados pelo Ministério das Cidades, com interferência do prefeito Capitão Azevedo.

        Nos primeiros 12 dias de trabalho, Geraldo Briglia já orientou a realização de diagnóstico para ampliação das redes de coleta de esgoto. “Queremos melhorar a arrecadação, para ampliar a aplicação dos recursos próprios nessas obras. Também temos esperança que os financiamentos solicitados pelo prefeito Capitão Azevedo ao Ministério das Cidades sejam liberados”, adianta o presidente.

        Enquanto busca capitalizar a Emasa, o presidente implantou um severo programa de controle de perdas e de despesas, para que haja saldo de recursos para investimentos. Outro avanço planejado por Briglia é a implantação do Plano de Cargos e Salários da Emasa e requalificação dos funcionários, visando à melhoria dos serviços prestados pela empresa.

ASCOM-EMASA
e-mail: emasa.comunicacao@gmail.com
Tel.: 73.3215.9103
14 de julho de 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é