Pular para o conteúdo principal

Ilhéus realiza Conferência Municipal do Emprego e Trabalho Decente

O primeiro e mais importante passo rumo à consolidação de políticas públicas voltadas para as áreas de trabalho, emprego, esporte e renda voltadas para Ilhéus foi dado na manhã desta quinta-feira (21) com a realização da I Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente. Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, o evento foi realizado no auditório da Justiça Federal, centro da cidade, e prestigiado pelo secretário de Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, pela deputada estadual Ângela Sousa, vice-prefeito Mário Alexandre, entre outras autoridades.
Cerca de 180 pessoas, entre representantes e colaboradores dos órgãos que compõem o sistema de Assistência Social e Trabalho no município participaram da abertura do evento que tem como foco o trabalho decente. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) o trabalho decente é um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, sem quaisquer formas de discriminação, e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas. O encontro faz parte da preparação para a 3ª Conferência Estadual de Emprego e trabalho Decente, que será realizada nos dias 22 e 23 de setembro, em Salvador.
A mesa de abertura dos trabalhos também teve como integrantes o vereador Marcus Flávio; o representante da sociedade civil organizada, Waldemir Santos Corrêa; o presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso; do representante do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC-Ilhéus), Jamil Ocké,e do representante do Hospital Geral Luís Viana Filho, Gustavo da Silveira. Ao abrir oficialmente o evento, o secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, deu as boas-vindas ao público, ao tempo que lembrou o grande desafio que o município tem pela frente. “Ilhéus vem se transfornando, graças ao trabalho realizado pelas equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) junto às comunidades, porém, sabemos que muito ainda precisa ser feito para aumentar a oferta de emprego e renda principalmente para os jovens”.
A coordenadora do Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima, proferiu palestra sobre as ações desenvolvidas pelo órgão e destacou a erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil como eixos prioritários do Comitê Gestor do Agenda Bahia. “Gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidade e tratamento é uma das metas a alcançar”. Emenson Silva lembrou que esta é a oportunidade ideal para discutir o sistema normativo para a aplicação de políticas públicas e consolidá-las junto ao Governo do Estado, buscando oferecer mais cursos profissionalizantes aos jovens e promover outras ações de fomento ao emprego e à renda.
Em sua programação, a primeira Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente contou ainda com a formação de grupos de trabalho, plenária para as apresentações das propostas e escolha de 10 delegados que participarão da Conferência Estadual. Ao todo, 77 municípios já realizaram suas conferências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é