Pular para o conteúdo principal

Projeto EducaAção foi lançado em Itabuna


        Trabalhar os valores por meio do esporte é o objetivo da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Esportes e Recreação, aliados ao Serviço Social da Indústria (Sesi) e a empresa Pênalti, que realizaram a abertura oficial do Projeto EducaAção na terça-feira (12), no Ginásio da Vila Olímpica da cidade. Com a participação superior a 300 crianças de 6 a 17 anos, o projeto promove o esporte através das modalidades de futsal, vôlei e ginástica rítmica, no espaço cedido pelo município.

        O lançamento oficial do projeto contou com a participação do Prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo e o secretário de Esportes, José Alcântara Pelegrini, responsáveis por disponibilizar toda infraestrutura e equipamentos desportivos para o projeto. “Quando esse projeto foi encaminhado ao prefeito de Itabuna ele pediu que de imediato facilitasse a disponibilização de todos os equipamentos desportivos para estar desenvolvendo esse projeto para a melhoria do jovem itabunense”, apontou o Pelegrini.

        Para o chefe do executivo, o projeto é uma ação imprescindível no sentido de contemplar o segmento mais carente da cidade, empregando-lhes os valores inerentes ao ser humano. “O projeto vem contemplar a uma necessidade que a população mais precisa, pois vai minimizar a situação de vulnerabilidade social entre as crianças e adolescentes, que são o futuro da nossa nação”, destaca Azevedo.

Parceria

        Além da presença do Poder Público Municipal, o projeto conta com a parceria da empresa Pênalti, que oferece todo o material esportivo, além de remunerar os monitores das modalidades. De acordo com o gerente industrial do setor esportivo, Pedro Eustáquio Borges, a melhor forma de oferecer uma contribuição social é promover Educação com Ação. “Nós entendemos que estamos formando atletas, e que no futuro vai saber escolher os melhores equipamentos, e socialmente a gente está construindo uma sociedade melhor”, revelou.

Já o SESI trabalha com a parte técnica e pedagógica, subsidiando quase 80 % desse projeto, fazendo com que a empresa participe da responsabilidade social, com foco no esporte, por meio da educação. “Nós trabalhamos o esporte como instrumento de educação, inclusão social, visando à questão da disciplina, liderança, do relacionamento interpessoal, da integração, entre outros vetores do esporte a fim de viabilizar o desenvolvimento dessas crianças”, destacou o gerente do SESI, Alexandre Régis da Cunha.

Apresentação

No lançamento oficial do projeto, as crianças apresentaram aos professores, familiares e gestores do projeto, os fundamentos das práticas esportivas. Entre elas, a Ginástica Rítmica com fita, modalidade escolhida pelas irmãs gêmeas Larissa e Laís Dórea de 13 anos, integrantes da Fundação Marimbeta. As jovens não esconderam a satisfação de participar da prática esportiva, que pretendem continuar. Da mesma forma, a mãe, Elisângela Dórea Santos declarou-se muito orgulhosa das filhas por estar participando de um projeto esportivo. “Está sendo muito boa a participação delas, pois é uma forma de ter uma oportunidade de exercer uma prática esportiva, pois não temos condições de pagar e elas estão tendo gratuitamente”, revelou.

A coordenadora do Sítio 2 da Fundação Marimbeta, no bairro Fonseca, Fátima Braga, que acompanhou as jovens ao evento, parabenizou a iniciativa do Poder Público e das empresas em levar mais uma atividade as crianças. “É um projeto muito importante para as crianças das comunidades dos bairros Fonseca e Vale do Sol. Temos muitos talentos, e quem sabe, daqui a alguns anos, estaremos nas olimpíadas com um representante da Fundação Marimbeta”, declarou.

Projeto

O Projeto EducaAção teve início no mês de março e atualmente conta com 320 crianças, entre filhos de funcionários das empresas apoiadoras e da comunidade em geral. Nós primeiros seis meses, os alunos passarão por todos os esportes e depois irão escolher as modalidades que têm mais habilidade.

As práticas esportivas são realizadas todas as terças e quintas-feiras na Vila Olímpica de Itabuna, em horário matutino, para aqueles que estudam no período oposto e no turno vespertino para os que vão a escola pela manhã. Um dos requisitos para participar do projeto é que as crianças devem estar matriculadas nas escolas, além de estar freqüentando diariamente.

O material esportivo foi doado as crianças que praticam as modalidades de vôlei, futsal, ginástica rítmica. Mais de 300 alunos receberam esse material, como uniformes, bolas, fitas. O projeto atende aos filhos dos funcionários do SESI, Pênalti, Fundação Marimbeta e da comunidade em geral.

        De acordo com a coordenadora esportiva, Maria Sandra Santos Leoni, o projeto vai muito além de formar atletas, “pois a proposta é trabalhar os valores, como a cooperação, o respeito, a responsabilidade através do esporte”.
Por:Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 13/07/11
www.itabuna.ba.gov.br 

Itabuna ganha mais uma
Loja do Mercado Meira

Participando da inauguração da nova loja da rede de Supermercados Meira, a segunda em Itabuna e a 11ª na região, instalada próximo ao Centro Comercial, o prefeito Capitão Azevedo destacou a importância do empreendedorismo e da atuação da iniciativa privada na geração de emprego e renda, que é uma prioridade de governo. 

Para ele, o empreendimento inaugurado agora, fortalece ainda mais Itabuna como um polo regional de comércio e serviços, ampliando com a oferta de produtos  as opções de compra para o consumidor, além de  aumentar a competitividade do comércio local.

Para o Capitão Azevedo o novo mercado está localizado num ponto estratégico da cidade, próximo à rodoviária, por onde passam mais de 10 mil pessoas por dia, que têm Itabuna como uma referência em termos de comércio e serviços.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy também elogiou a inauguração da nova loja numa área de intensa movimentação, próximo ao Centro Comercial, oferecendo uma linha de  produtos diversificados e com preços competitivos.
Ele também destacou a importância da participação da iniciativa privada na geração de emprego e renda, o que tem todo o apoio do governo do Capitão Azevedo, com uma forte atuação justamente na área social e na implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento econômico.
_Por: Kleber Torres - Fotos: Waldyr Gomes -  13-7-2011  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é