Pular para o conteúdo principal

Sombrear ou não o cacaueiro? é tema de Seminário do Cepec

A aplicação de sombreamento ou não na lavoura cacaueira será tema do Seminário Técnico - 2011 envolvendo os pesquisadores da Ceplac José Basílio Vieira Leite e Dan Érico Lobão às 8h30min de sexta-feira, 29, no auditório Hélio Reis de Oliveira, do Centro Pesquisas do Cacau (Cepec), na Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira da Bahia, no Km 22 da Rodovia BR-415 - Jorge Amado. A dúvida suscita debates, principalmente, entre os que defendem o plantio do cacau a pleno sol e aqueles que a este sistema se opõem. 
 
            A Direção da Ceplac encara os seminários técnicos envolvendo pesquisadores do Cepec, extensionistas do Centro de Extensão (Cenex) e produtores rurais como oportunidade de intercâmbio científico, difusão de tecnologias e troca de experiências. Calendário com temática diversificada é preparada no primeiro trimestre de cada ano para ser abordada pelos técnicos em palestras e debates sempre na última sexta-feira de caca mês.

            Nesta sexta-feira, por exemplo, o pesquisador José Basílio Vieira Leite vai destacar os experimentos conduzidos pela Ceplac nas regiões de semi-árido baiano e do Estado de Sergipe. Nestes locais há plantios comerciais de cacaueiros a pleno sol, tendo como vantagens aplicação de tecnologia, escape de doenças em relação às regiões tradicionais, mecanização, possibilidade de fertirrigação e de produção de cacau fino, mecanização agrícola, mão de obra tecnificada, dentre outras. 

Os cultivos de alta tecnologia são formados por fazendas multiclonais, material genético autocompativel e sistema eficiente de quebra-vento e conforto térmico produtivo, com produção de 2.250kg ha/ano, seis anos após o plantio. 

Já os defensores do sombreamento, entre os quais se insere o pesquisador Dan Érico Lobão, afirmam que a questão não é tão simples assim, por envolver aspectos ambientais, sociais e econômicos. “A cacauicultura baiana, mesmo quando implantada a forma produtivista sob sombreamento homogêneo de Erythrina spp. ou de Hevea brasilienses ou quando plantada sob cabruca, com maior eficiência ambiental, gerou recursos financeiros, contribuiu para inclusão social e uma acertada conservação dos serviços e ativos ambientais”, informa Lobão.

           
ACS/Ceplac/Sueba
Por: Luiz Conceição
 Julho de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é