Pular para o conteúdo principal

TICOMIA REPETE O SUCESSO DOS ANOS ANTERIORES


      O TicoMia comemorou sua vigésima quarta edição, no dia 25 de junho, em Ibicuí, com mais de 11 horas de forró que levaram ao delírio os milhares de participantes da maior festa de camisa do São João da Bahia. O número de bandas que se apresentaram no TicoMia 2011 também foi recorde, oito: Serginho di Goiás, Forró do Muído, Dorgival Dantas, César Menotti & Fabiano, Mastruz com Leite, Aviões do Forró, Lordão e Estakazero. A organização e o profissionalismo foram as palavras-chave do evento.

      Este ano, o espaço do TicoMia na Fazenda El Dorado foi ampliado, favorecendo a distribuição ininterrupta de bebidas e comidas típicas, sendo construídos dois grandes palcos com infraestrutura necessária para a passagem das bandas, além de três camarins, um restaurante e uma sala de imprensa, o que facilitou bastante o contato dos artistas com os repórteres, fotógrafos e cinegrafistas. Na parte superior do palco, também foram montados mais dois camarins.

      O local da festa, na Fazenda El Dorado, foi totalmente decorado sob a coordenação de Eduardo Amorim. Uma vila cenográfica foi criada com uma capela, choupanas e um armazém de roça que servia destilada e cachaça com ervas. De tira-gosto, pequenos pedaços de bacalhau e charque crus, requeijão e mortadela. No visual do armazém, chitão e esteira, fumo de rolo, candeeiro, sandálias de couro, pratos de barro, talha, e uma bomboniere com pirulitos e caramelos. Além das barracas de crepe e beiju, outras duas barracas distribuíram doces e comidas típicas, a exemplo de atum, cocada, pamonha, amendoim, pimentinha, chimango, entre outros. Houve também carrinhos servindo milho verde cozido. 

     O produtor Lourival Dourado Filho destacou a tranqüilidade registrada durante o evento e a beleza dos participantes. O serviço de segurança contou com a colaboração da Polícia Militar. Um sistema inédito foi implantado para facilitar a identificação das pessoas que precisavam se ausentar do interior do TicoMia. Ao saírem, uma fotografia era tirada e oferecida uma pulseira com código de barras. No retorno, o participante submetia a pulseira a uma leitura magnética que mostrava a foto do mesmo na tela do computador. 

    ARTISTAS – O cantor Serginho di Goiás estreou no TicoMia e fez a abertura do arrasta-pé.  “Para mim é uma satisfação muito grande estar fazendo parte desse eixo musical aqui da Bahia, mostrando o bolerado sertanejo com uma pegada de forró”, declarou. A dupla sertaneja Cesar Menotti & Fabiano protagonizou um dos momentos mais bonitos da festa, com simplicidade e carisma. Ao final da apresentação, Cesar Menotti disse que “no próximo ano, se não vier tocar, estarei aqui como convidado.”
      Este ano, o TicoMia homenageou a banda Mastruz com Leite, que comemora 20 anos de carreira mostrando  seus principais sucessos. O sanfoneiro Dorgival Dantas e a banda Aviões do Forró fizeram os forrozeiros dançarem sem parar. O Lordão, que se apresenta no evento há 20 anos e foi a banda homenageada em 2009, fez o público explodir em alegria, e coube a Estakazero fazer o show de encerramento. Prestigiando a festança estava o ator Fábio Lago, que atendeu aos pedidos dos fãs para autógrafos e fotografias.  

      ELOGIOS – O sucesso do TicoMia 2011 foi comentado por centenas de participantes. Um deles, o promoter Nilsinho Ramos nunca faltou sequer a uma edição do TicoMia. “Eu estou nesta festa, por incrível que pareça, há 24 anos, e vou estar nos 25 anos. Eu sei que será um evento fantástico, tão belo quanto o deste ano. Eu cheguei aqui muito cedo e fiquei encantado, porque as mesas já estavam todas tomadas, as cadeiras já estavam ocupadas, o que quer dizer que realmente o termômetro assinala sucesso total.”.

     O radialista Erivaldo Vilanova elogiou bastante o funcionamento da sala de imprensa. Segundo ele, “nem o governo do Estado tem uma sala confortável assim para receber os profissionais de imprensa. Show de bola”. Ele também ressaltou o profissionalismo da festa quando precisou sair rapidamente, utilizando o seu direito de ir e vir, através da identificação da pulseira com o código de barras e fotografia. 

      Segundo o promotor Douradinho, pelo grande número de pessoas de outras cidades que participaram da festa este ano, os 25 anos do Tico Mia, em 2012, serão de pleno êxito. E afirma: ”Estamos empenhados em continuar valorizando a cultura nordestina, oferecendo ao público 100% forró”.  “Quero deixar o meu abraço, o meu respeito, que Deus abençoe a todos como está me abençoando. A gente agradece a todo mundo que participa da festa, aos artistas, a todos da imprensa, muito obrigado sempre pelo carinho por minha pessoa, pelo nosso evento, pelo nosso trabalho. A gente agradece de coração”, acrescentou.  

Por. Zé Carlinhos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é