Pular para o conteúdo principal

Mães elogiam projeto de extensão com adolescentes na Faculdade de Ilhéus


       Mães de estudantes que participam do projeto de extensão Em Busca do Meu Espaço, realizado aos sábados, na Faculdade de Ilhéus, avaliam que os filhos melhoraram o desempenho escolar a partir da vivência com as atividades desenvolvidas no programa. O projeto reúne alunos do ensino fundamental I, II e médio, com atividades sobre o conteúdo oferecido na escola convencional. “Trabalhamos tudo que ele vê na escola, de uma maneira totalmente diferenciada, através de jogos, de desafios, de uma maneira bem lúdica, onde eles nem percebem, na verdade, que aqueles conteúdos que eles vêem na sala de sua escola estão sendo trabalhados”, explica a coordenadora do projeto, professora Sílvia Reis.   
  
          Aluna do nono semestre do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Ana Celma Reis é mãe de Valdívio Ferreira Reis, que cursa o 1º ano do ensino médio no Colégio Piedade. Sobre a participação do filho no projeto Em Busca do Meu Espaço, afirma que “hoje, ele está mais extensivo, tem uma riqueza maior de palavras para fazer uma colocação em uma frase. Uma frase que ele se colocava em três palavras, agora ele escreve uma frase em duas linhas, duas linhas e meia.”

    Psicopedagoga da instituição, Nara Santos Dórea é mãe de Aline, 11 anos, que estuda 5ª série no Colégio Vitória. Para ela, “o projeto tem um cunho grandioso, em relação como é apresentado, tanto português e matemática, não de forma contextualizada quanto se dá na escola, mas sim de uma forma lúdica, trabalhando na criança as suas dificuldades de organização de pensamento, da realidade, de estabelecer a relação para organização da escrita, de cálculos mentais. Aqui, o professor é o real intermediador”. Disse ainda que “Aline começou a integrar o projeto no início do ano e eu já percebo nela o vocabulário a mais, percebo a construção da redação de uma forma mais organizada, a interpretação ao ouvir uma reportagem se respaldando na vivência e experiência do que foi contextualizado aqui”, acrescentou. 

      Mãe de Bruna Katarina, de 13 anos, que cursa a 7ª série no Colégio Vitória, Cláudia Valéria Falcão acha o projeto fantástico. “Eu sou fanática por leitura. Leio um livro de 400 páginas em dois, três dias. Se começo a ler, quase não consigo dormir. Vi uma coisa: ela está lendo por si própria, com vontade de ler, uma coisa que sempre tentei com ela e nunca consegui”, declarou. O projeto Em Busca do Meu Espaço é aberto aos interessados. Dele participam estudantes de escolas particulares e públicas, mediante taxa de cinqüenta reais por mês.      
Por: Zé Carlinhos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é