Pular para o conteúdo principal

Seminário sobre Porto Sul será em outubro A Comissão Especial do Complexo Porto Sul da Assembleia Legislativa da Bahia definiu, na manhã de ontem, a data do evento que discutirá em Ilhéus o empreendimento que projeta a maior obra estruturante de toda a história da Bahia. O Seminário Complexo Porto Sul e Fiol ocorrerá no dia 7 de outubro, com a participação de parlamentares, representantes do Governo da Bahia e das empresas Valec e Bahia Mineração. A confirmação da data do seminário se dá um dia após a retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), autorizadas pelo Ibama após termo de compromisso firmado com o Ministério dos Transportes. Essa decisão foi comemorada pela presidente da Comissão do Porto Sul, deputada Ivana Bastos, que destacou os empregos gerados pela construção da ferrovia. “Podemos afirmar que, com a retomada das obras, 3 mil trabalhadores e 350 máquinas já voltam a funcionar a partir de hoje”, declarou a deputada. Quem também participou da reunião foi a deputada estadual Ângela Sousa, que preside na AL a Comissão de Infraestrutura. Defensora do projeto Porto Sul, Ângela voltou a enfatizar o impacto do empreendimento para a modernização da logística baiana e as conseqüências que isso terá para a economia do Estado. Parlamentares que integram as duas comissões (Infraestrutura e do Porto Sul) terão audiência no próximo dia 17, em Brasília, com o ministro Paulo Sérgio Passos, dos Transportes. O tema será o cronograma das obras da Ferrovia Oeste-Leste.


O grupo de trabalho escolhido pelo prefeito Newton Lima para gerir o Programa de Revitalização do Centro de Ilhéus concluiu esta semana o planejamento executivo da I e da II etapas do futuro conjunto de intervenções. O programa, que será utilizado para preparar a cidade para o próximo verão, bem como para marcar o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, será apresentado ao chefe do Executivo municipal às 10 horas desta quinta-feira (25), no Palácio Paranaguá.
A primeira etapa do programa, que deverá ser concluída antes do início da próxima temporada de verão, abrange a execução de vários projetos. Com a proposta de se tornar permanente, passando a ser realizado uma vez por mês, o primeiro deles propõe uma limpeza geral no centro da cidade. De acordo com o cronograma definido, a área central de Ilhéus também será beneficiada por uma grande Operação Tapa-Buracos nas ruas, praças e calçadões, bem como com a substituição do mobiliário urbano, incluindo bancos, lixeiras e vasos de plantas.
O conjunto de ações abrange ainda a criação de um estacionamento para 1.200 veículos na avenida Soares Lopes, nas proximidades da Catedral de São Sebastião, o isolamento de todas as transversais dos calçadões do centro visando à implantação de estacionamentos para motos e bicicletas, a reurbanização da praça do Cristo e a execução de um pacote de melhorias físicas na avenida Dois de Julho.
Poluição - Segundo informações do governo municipal, nos próximos dias, ainda no bojo do Programa de Revitalização do Centro de Ilhéus, o prefeito Newton Lima estará assinando um decreto que vai regulamentar a atual legislação ambiental voltada para a questão da poluição visual e sonora. A Prefeitura trabalha com o conceito de ‘valorização da paisagem arquitetônica’ da cidade para proibir outdoors, faixas, carros de som e letreiros comerciais de dimensões exageradas e sem qualquer padronização. A primeira etapa do trabalho será concluída com a montagem de uma grande programação voltada para o verão ilheense 2011/2012.
Já a segunda etapa do Programa de Revitalização do Centro de Ilhéus, que deverá ser iniciada em março e concluída em junho de 2012, será composta prioritariamente por invervenções físicas. Em uma delas, a rede elétrica aérea será transformada em rede elétrica subterrânea. Numa outra ação, haverá a substituição do piso dos passeios e calçadões do centro da cidade, que passarão a obedecer a um      modelo padrão e a valorizar ainda mais as questões ligadas à mobilidade urbana.
Por fim, com a proposta de reforçar o processo de humanização da área central, incluindo praça de alimentação, jardins e utilização de obras de arte, o governo promoverá a instalação definitiva de um novo mobiliário urbano. Parte dos recursos necessários para as intervenções, que também integram a retomada do Projeto Shopping a Céu Aberto e a própria valorização do Quarteirão Jorge Amado, virá do governo federal, através do Ministério do Turismo, com contrapartida do município.
Ascom/Ilhéus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é