Pular para o conteúdo principal

Jogos Estudantis envolve mais de mil estudantes

 A 38ª edição dos Jogos Estudantis, envolvendo 27 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, foi aberta na última terça-feira (21), na Vila Olímpica de Itabuna, com a participação de 1.100 alunos representando as modalidades de vôlei, basquete, handebol, futsal, natação, atletismo e judô. O evento é promovido pela Associação dos Profissionais de Educação Física de Itabuna e Região Sul – APEFI, em parceria com Prefeitura Municipal, através das secretarias de Esporte e da Educação.

A solenidade começou com desfile das equipes, seguida do hasteamento das bandeiras (do Brasil, da Bahia e de Itabuna) e a execução do Hino Nacional. Na sequência, dois grupos de Ginástica Rítmica, do Instituto Municipal de Ensino Aziz Maron – Imeam e do Colégio de Polícia Militar (COM) e dois grupos de dança, do Colégio Estadual Fêlix Mendonça e Josué Brandão, apresentaram coreografias que contagiaram o público na Vila Olímpica.

Durante a cerimônia, os alunos do Colégio de Polícia Militar conduziram a entrada da bandeira olímpica, que representa os cinco continentes e a união dos povos. Por fim, foi realizado o acendimento da tocha olímpica e o juramento dos alunos com o compromisso dos Jogos Estudantis. 

As competições tiveram início no mês de agosto, com as seletivas da modalidade de futsal, quando foram classificadas oito equipes para a fase dos Jogos Estudantis. As disputas oficiais começaram nesta quarta-feira (21), na faixa etária de 11 a 14, 15 e 16, 17 e 18 - masculino e feminino. As finais têm início no dia 3 outubro, com as disputas de handebol, vôlei, futsal e basquete e prossegue com as demais definições até o dia 6.

Finalidade

Itabuna é a única cidade do interior da Bahia a realizar a competição, que de acordo com o presidente da APEFI, professor Pedro Henrique Tavares do Nascimento, incentivam os alunos a uma melhor convivência em sociedade.

“O esporte para gente é meio e não finalidade para despertar o gosto pela modalidade esportiva. Além disso, envolve as crianças em atividades saudáveis, tirando da violência, das drogas. Então, nós não temos como objetivo formar atletas, mas de formar cidadãos”, revelou Pedro Tavares. 

O secretário de Educação Gustavo Lisboa ressaltou que, além da promoção social, o evento é importante para desenvolver a integração entre as redes de ensino. “Para o município, estar participando desse evento é também ratificar o trabalho realizado nas escolas municipais, e mais do que isso promover cada vez a socialização desses jovens com escolas de outras redes (estadual e privada)”, destacou o secretário.

Para a realização dos Jogos Estudantis, a secretaria de Esportes, através da Prefeitura de Itabuna está apoiando com a participação de alguns profissionais, além de colocar a disposição, a estrutura da Vila Olímpica. “A prefeitura através da secretaria tem incentivado toda a prática esportiva e não poderia ser diferente com a realização dos Jogos Estudantis, que tem a participação grande de estudantes”, revelou Alcântara Pelegrini, secretário da pasta.

Escolas
       
        Das 27 escolas participantes, seis foram desclassificadas na seletiva de futsal e 21 participam dessa fase de disputas. São elas: Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC; Instituto Municipal de Ensino Aziz Maron – IMEAM; Colégio Estadual de Itabuna; Colégio Josué Brandão; Colégio da Polícia Militar – COM; Centro Estadual de Educação Profissional; Colégio Estadual Maria de Lourdes Veloso; 

Colégio Estadual Fêlix Mendonça; Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães; Colégio Dona Amélia Amado; Colégio Estadual Armando Freire; Colégio Batista de Itabuna; Escola Carrocel; Colégio Integrado Oscar Marinho Falcão; Colégio Sagrado Coração de Jesus; Colégio Padre Carlo Saleiro; Ação Fraternal de Itabuna e Centro Estadual de Ensino Profissionalizante.
Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 21/09/11
www.itabuna.ba.gov.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é