Pular para o conteúdo principal

Feira de Saúde no Caic promoveu serviços fundamentais a comunidade

 
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento da Atenção Básica realizou na semana passada, uma Feira de Saúde no Centro Integral à Criança - Caic Jorge Amado, com os serviços de aferição arterial, teste de glicemia, além de atendimento com psicólogo e nutricionista. O evento mobilizou 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários e de endemias.

A partir da realização dos serviços básicos oferecidos na feira, os moradores foram avaliados para verificar a necessidade de encaminhamento a um clínico geral, e se necessário um acompanhamento médico específico. Como parte das ações previamente orientadas, uma equipe de combate a dengue desenvolveu uma série de atividades educativas para a comunidade.

De acordo com a integrante da coordenação da Atenção Básica de Itabuna, Érica Cristina Melhado, o evento contou ainda com a participação dos agentes comunitários, que tem um papel importante na sociedade, já que ele é responsável pelo elo entre as pessoas e a unidade de saúde. “A nossa intenção foi de atender os moradores dos bairros Sarinha, Jardim Primavera e São Caetano, que abrange toda a Unidade Básica de Saúde Lourdes Alves”, revelou Érica.

Parceria

Para realizar a Feira de Saúde, a Atenção Básica contou com o apoio do Lyons Clube de Itabuna, que segundo a presidente da instituição, Ivone Montenegro tem como objetivo incentivar e acordar a comunidade para a questão de educação e de prevenção da saúde. 

“Uma das grandes preocupações do Lyons Internacional é com a qualidade de vida tanto nossa, como das gerações futuras, e a gente só consegue isso através da educação. Então é função do Lyons incentivar essa prática educacional, fazendo com que as pessoas se cuidem e tenham a cultura de olhar pela saúde da família” declarou Ivone Montenegro.

Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 11/10/11
 
Itabuna autorizada para emitir licenciamento ambiental
centro de itabuna, cortado pelo Rio Cachoeira
 O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) divulgou a resolução 4.210 reconhecendo a competência do município de Itabuna para exercer o licenciamento das atividades e empreendimentos de impacto ambiental no nível três. O exercício da competência está condicionado à conformidade e exigências da legislação federal e estadual. 

Até a integração do município ao Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA), a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente deverá enviar ao conselho um relatório semestral de todos os processos ambientais analisados.  

Segundo o diretor de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Nelson Carvalho, com isso Itabuna passa a atuar através do sistema de gestão compartilhada e de forma integrada com os órgãos que atuam na fiscalização ambiental na Bahia.

A novidade para ele, é que o município começa a atuar com competência de nível três, ou seja, com a emissão de licenciamento de projetos considerados de alta complexidade, num reconhecimento ao esforço realizado pelo governo municipal e que vai permitir atrair empreendimentos de médio e grande porte para Itabuna.

Explica ainda, que o licenciamento obedeceu ao preenchimento de uma série de exigências e requisitos como, por exemplo, a aprovação do Código Municipal e do Plano Diretor de Meio Ambiente, criação e operacionalização do Conselho de Meio Ambiente e a montagem de uma equipe  técnica de fiscalização. O município só não implementou ainda a operacionalização do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
Por: Kleber Torres - Fotos: 10-10-2011   
www.itabuna.ba.gov.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é