Pular para o conteúdo principal

Mutirão mobiliza moradores do Daniel Gomes contra dengue


 
 Mais uma vez, Itabuna sai na frente na luta contra a dengue. A  Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Defesa Civil, promoveu com apoio de voluntários e lideranças comunitárias, um mutirão de Combate a Dengue no bairro Daniel Gomes, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para o risco da proliferação do mosquito Aedes Aegypti. 

Segundo o coordenador da Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, o trabalho envolveu a realização palestras, além das ações educativas, através de visitas de casa em casa e distribuição de folhetos, culminando com uma grande faxina para a retirada de mais de quarenta sacos de lixo. O material foi levado para reciclagem ou descarte no lixão da cidade.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Daniel Gomes, Maria Luzia de Araújo, Zefa,  explica que os moradores foram mobilizados e participaram de forma intensiva das atividades que marcaram o mutirão na comunidade visando a erradicação dos focos do  mosquito causador da doença. 

Ela ressalta que “as pessoas estão se conscientizando sobre a gravidade do problema e estão contribuindo para que a dengue não seja mais um risco para a vida da comunidade”. Zefa também elogiou a participação e o esforço dos voluntários, em especial dos Agentes de Endemia, que participaram do mutirão, que teve o apoio decisivo da Secretaria de Saúde e do Governo Municipal.

Medidas de combate a dengue:        

• Mantenha as caixas d’água sempre fechadas;
• Remova folhas e materiais que possam impedir a passagem da água pelas calhas
● Não deixe a água da chuva acumulada sobre as lajes;
• Lave semanalmente por dentro com escovas e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
• Encha de areia os vasos e pratos com plantas;
• Guarde garrafas destampadas com a abertura pra baixo; 
• Não deixe água acumular em pneus, vasos e outros recipientes;
 
Parceria viabiliza curso de
inglês e francês
 
A Prefeitura de Itabuna desenvolve, através da Divisão para a Juventude da Secretaria da Assistência Social, uma parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias visando à oferta de cursos básicos de Inglês e Francês para os jovens, com foco na capacitação para o mercado de trabalho. As inscrições podem ser realizadas na Divisão da Juventude até o dia 22 de novembro, com a oferta de 200 vagas.

A secretária de Assistência Social, Marina Silva ressalta  que o projeto tem como objetivo oferecer cursos inclusivos, que possibilitem diminuir as desigualdades sociais, econômicas e culturais para os jovens de baixa renda, formando ao mesmo tempo profissionais que concorrerem em nível de igualdade  e, consequentemente, podem ser inseridos no mercado de trabalho, com o domínio de mais uma  língua. 

Ela observa que além da capacitação profissional,  os cursos oferecem a oportunidade de um intercâmbio cultural em sala de aula, uma vez que os professores  são oriundos dos Estados Unidos, Bélgica e outros países, o que possibilita uma troca de informações e de experiências importantes com os alunos.

Para Chefe da Divisão para Juventude, Sérgio Fontes, o curso revela o empenho do governo municipal no que diz respeito ao atendimento das necessidades desse segmento de nossa sociedade, além de abrir uma importante parceria institucional com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias, que atua em diversos países. 

“É um esforço conjunto, que visa à melhoria na qualidade de vida e o enriquecimento cultural dos jovens” afirma Fontes, explicando que os cursos são ministrados no turno da noite, as terças e sextas-feiras. As atividades didáticas são gratuitas e realizadas no anexo do templo na avenida Princesa Isabel, São Caetano, com duração de seis meses.  

A metodologia prevê que cada aluno inicie o seu curso a partir de um ponto de partida fácil, identificado no diagnóstico preliminar a que será submetido e se desenvolve de acordo com a sua capacidade, proporcionando um aprendizado simples e eficaz da língua inglesa e francesa, primeiramente, ouvindo e repetindo os sons, posteriormente trabalhando a escrita e depois, aprendendo gradativamente palavras, frases e orações. A gramática é estudada somente depois que o aluno já domina todas as estruturas do idioma que estuda.

Por: Kleber Torres   - Fotos:                    16-11-2011
www.itabuna.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é