Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Itabuna desapropria área para a construção de Casas Populares


Durante uma solenidade, no Centro Administrativo Municipal de Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo realizou o pagamento de uma indenização a inventariante Maria Luzinete de Carvalho, no valor de R$ 26 mil referente a uma área de 5.235 metros, localizada na Fazenda Gaúcha, no bairro Maria Pinheiro. O local, agora desapropriado será destinado à construção de 40 casas populares, a partir do convênio com o Ministério das Cidades.

De acordo com a Procuradora Jurídica do Município, Juliana Burgos, a desapropriação foi feita de forma amigável, visando evitar o desgaste ostensivo de uma ação judicial, que demanda tempo. “Nós fizemos uma proposta com base no valor venal do imóvel e do valor de mercado e chegamos a um consenso do valor, com a contrapartida da escrituração do bem para o município”, explicou Juliana.

A indenização foi realizada com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Itabuna, já para a construção das casas, o prefeito revelou que serão locadas verbas, provenientes do Ministério das Cidades, visando favorecer famílias do bairro Maria Pinheiro e de localidades circunvizinhas, que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Nós vamos poder garantir uma habitação digna e a custo zero a essas pessoas, que moram em situações subumanas”, destacou.

Além do Maria Pinheiro, outras áreas na cidade serão desapropriadas, assim como no bairro Daniel Gomes, com o mesmo intuito, de proporcionar moradia digna a população itabunense, e com isso, diminuir as desigualdades sociais.

Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges - 23/11/2011


Fundesb encaminha reivindicações

Um grupo de dirigentes da Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia (Fundesb) esteve em audiência com o vice-prefeito Antônio Vieira e o secretário de Transporte e Trânsito de Itabuna (Setran). Wesley Gonçalves Melo, com o objetivo de encaminhar uma série de reivindicações e sugestões relacionada à mobilidade urbana e acessibilidade de pessoas com deficiência.

Na oportunidade foi solicitado da Secretaria de Transportes a remarcação das vagas para os portadores de necessidades especiais em estacionamentos públicos, bem como uma maior fiscalização e a criação de cartões a partir de um cadastro na Fundesb, para garantir o  direito a vagas nos estacionamentos especiais.

O vice-prefeito Antonio Vieira considerou justas as reivindicações, que têm o amparo da própria legislação federal e que assegura direitos adquiridos para pessoas que precisam de cuidados especiais para se locomover com mais facilidade nos centros urbanos. Ele lembra que a questão da mobilidade e acessibilidade é uma preocupação do governo Azevedo, que trabalha em função de uma população de mais de 200 mil habitantes.

O secretário Wesley Mello declarou que a Settran vem procurando fazer valer a legislação, e vai intensificar a fiscalização nos estacionamentos especiais para deficientes,  retirando inclusive todos os veículos que estão sem  os respectivos selos de identificação. Outra idéia é a da ampliação de vagas no centro da cidade com objetivo de atender às pessoas com necessidades especiais e assim, facilitar a sua acessibilidade no perímetro central da cidade
O diretor da Fundesb, Danilo Azevedo, acredita que com a reunião foi possível chegar ao consenso com relação à questão de ampliação do número de vagas para pessoas com deficiência em Itabuna. Ele considera uma vitória a intensificação da fiscalização no trânsito de Itabuna. Informa que para adquirir os cartões, as pessoas com deficiência devem se dirigir à sede Fundesb, no centro da cidade, anexo ao antigo Sesp, levando os documentos pessoais e  a declaração do médico que lhe assiste para realização do cadastro e confecções dos respectivos cartões.
Por: Kleber Torres - Reportagem: Fotos:         23-11-2011   
www.itabuna.ba.gov.br 
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é