Pular para o conteúdo principal

Prefeitura atuou no Mutirão do Diabético de Itabuna


         “Uma iniciativa louvável como esta merece não apenas os parabéns a equipe de profissionais e voluntários que fizeram com que o projeto acontecesse, mas também o reconhecimento de toda a sociedade regional beneficiada”. A declaração foi feita pelo secretario de Saúde de Itabuna, Geraldo Magela, que representou o prefeito Capitão Azevedo, no Mutirão do Diabético, promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita) e realizado no último sábado (12), na praça Rio Cachoeira.

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura esteve atuando no atendimento à população com a participação de diversos profissionais e técnicos de saúde. O evento, que já está na sétima edição, está incluído no calendário mundial da Federação Internacional do Diabetes e tem como objetivo maior a prevenção do diabetes, uma doença que de acordo com a Organização Mundial de Saúde se tornará uma epidemia, já que a cada cinco segundos, uma pessoa no mundo contrai a doença. 

Durante todo o sábado, foram realizados exames e avaliações no olho, pé e rim de portadores de diabetes, com os casos mais complexos encaminhados para tratamento, avaliação renal com exames bioquímicos (urina, creatinina, uréia, glicemia). 

Já os pacientes com risco de cegueira foram submetidos a tratamento da retina com fotocoagulação a laser no próprio hospital. Nos estandes espalhados pela praça também aconteceu a Feira Multidisciplinar de Saúde, com serviços relacionados ao diabetes, como medida de glicemia, pressão arterial, nutrição, orientação endocrinológica, cardiológica, oficina do pé diabético, como usar a insulina, auto-monitorização, orientação física, terapia ocupacional e suporte psicológico, previdência social, orientação jurídica, odontológica, gestacional, urológica, e obesidade diabética. 

Um dos destaques foi a Campanha Nacional de Detecção de Novos casos de Diabetes da Federação Nacional das Entidades e Associações do Diabetes, com cerca de quatro mil exames de glicemia capilar. 

O coordenador geral do Mutirão do Diabético, Rafael Andrade disse que a realização do evento foi possível porque  contou com o apoio de toda a sociedade organizada, “neste que é o maior evento de prevenção e tratamento de diabetes do país, o que é um motivo de orgulho para Itabuna”, afirmou.
Por: Rosi Barreto – Fotos: Vinicius Borges – 14/11/11
www.itabuna.ba.gov.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é