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Técnicos discutem segurança do Estádio Luís Viana Filho


Estádio, parte interior
Técnicos das secretarias de Saúde, Transporte e Trânsito, e de Esporte, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e Emasa, estiveram reunidos na Usemi,  com o objetivo de discutir a segurança do Estádio Luis Viana Filho e o sistema de primeiros socorros a ser implementado durante Campeonato Baiano de Futebol 2012, que começa em 18 de janeiro.

Na agenda da programação está a realização de um Curso de Primeiros Socorros e que culminará com a realização de um simulado no dia 15 de dezembro, com a participação de todas as entidades envolvidas no processo de segurança de atletas e torcedores. O projeto inclui ainda uma avaliação das situações de risco no estádio.
Reunião com os técnicos

O Secretário de Esportes, Alcântara Pelligrini, explica que as ações conjuntas entre governo municipal e órgãos de segurança visam atender às determinações do Estatuto do Torcedor, inclusive com a elaboração de um plano de para a evacuação do estádio, em caso emergenciais, o que é exigido pelo Corpo de Bombeiros e que prevê um alinhamento entre os órgãos envolvidos na sua implementação.

O projeto para o campeonato de 2012, prevê, segundo ele,  uma avaliação das condições do estádio pelo Corpo de Bombeiros e Crea, além da realização de obras e ações sugeridas,  formação de uma brigada e elaboração de  laudo técnico para encaminhamento da documentação à Federação Baiana de Futebol em tempo hábil, garantindo a realização dos jogos no Luis Viana  Filho. 

Quanto às melhorias do sistema de iluminação está sendo providenciada a substituição dos refletores através da Secretaria de Administração, que cuida da aquisição das luminárias que será instaladas pelo Departamento de Iluminação da Sedur.

Para o Capitão Marco Aurélio, do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, essa iniciativa de ação conjunta é de suma importância, uma vez  que é necessário de fato “preparar todas as entidades envolvidas no campeonato baiano, pois caso haja uma situação de pânico em um local com uma grande concentração de público, seriam evitadas dificuldades no atendimento aos atletas e torcedores, que deverão ser avisados, orientados e treinados para que tudo ocorra da melhor forma possível, com menos riscos para todos”.

Ele destaca como medidas de adequação do estádio para 2012, a instalação de hidrantes, a definição de opções de estacionamento na área interna e a desobstrução das  saídas de emergência visando facilitar a evacuação do público em condições de segurança nos casos emergenciais.
Por: Kleber Torres Reportagem : Osvaldo Bispo e Thainan Nicácio Fotos: Valdyr Gomes 24-11-2011
www.itabuna.ba.gov.br

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