Pular para o conteúdo principal

Confraternização de Natal une comunidades dos três CAPS


 Uma confraternização marcada pela  distribuição de presentes e por muita animação, com música,  dança e integração reuniu centenas de pacientes e os profissionais  que atuam no atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Adulto, Infanto-Juvenil e Álcool e Drogas) de Itabuna. A festa foi realizada na última quinta-feira (22), na sede do CAPS II, no Góes Calmon.
 
O coordenador do CAPS II, José Messias, explica que a confraternização atende a uma das filosofias do CAPS e visando a promoção da socialização dos pacientes, bem como a sua  integração  com a família, com os integrantes do CAPS e a própria comunidade onde vive e atua, “ o que ganha ênfase nessa data tão especial do Natal, que é um período de reflexão e reforça os laços de amor entre todos”.

De acordo com o administrador do CAPS II, Carmelito Ribeiro, a confraternização mobilizou a equipe do CAPS juntamente com a Diretoria de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal da Saúde, mas o sucesso do projeto dependeu da participação dos pacientes e dos seus familiares.

 Ele explica que eventos deste porte são de fundamental importância não só para este tipo de confraternização, mas em todas as atividades de integração dos pacientes que são realizadas ao longo do ano, a partir de festas populares e eventos que valorizam a cidadania sendo por isto incluído no calendário do CAPS.  

Por: Kleber Torres - Reportagem: Thainan Nicácio Fotos: Valdyr Gomes – 26/12/2011   

 
Centro de Referência Júlio Brito
promove Natal para crianças


Uma grande festa de integração familiar, assim pode ser definida a confraternização de  Natal das 50 crianças atendidas pelo Centro de Referência Júlio Brito, dentre as quais 14 expostas a AIDS.  O evento realizado no próprio centro reuniu inclusive crianças que já receberam alta, mas continuam a freqüentar a unidade e estão participando da festa.

Segundo Coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS em Itabuna, Maria Vitória Ramos, este ano o festa teve inovações e cada profissional de saúde do centro adotou um paciente, assim todos as crianças vão receber presentes desses padrinhos, “como nós conseguimos arrecadar uma grande quantidade de brinquedos, também vai dar para distribuir brindes para crianças que não são pacientes e frequentam a unidade”.

A confraternização foi marcada pela entrega dos presentes pelo Papai Noel, além da doação de cestas básicas, realização de brincadeiras  e da distribuição de um lanche com bolo, balas, pirulitos, pipocas, salgados, cachorro-quente e refrigerantes, “tudo isso para garantir a felicidade das crianças nessa data tão especial”.

Um detalhe importante, segundo Maria Vitória Ramos, é que o Centro de Referência atende não só pacientes de Itabuna, mas de toda a região que também participaram da festa de confraternização, que é realizada todos os anos e tem o objetivo de levar a felicidade para as crianças, “mostrando que elas não estão sozinhas, que a vida também é alegria e os sonhos podem se realizar”, complementou.

Para a coordenadora da articulação política do governo, Maria Alice Araújo Pereira, “essa é uma iniciativa fantástica, pois possibilita inserção social e cultural de crianças através da participação eventos como o Natal, que é uma data mágica. Maria Vitória está de parabéns, porque está fazendo um lindo trabalho junto com a sua equipe para levar o espírito do natal para a vida dessas crianças e dos seus familiares.”

Por: Kleber Torres - Reportagem: Thainan Nicácio Fotos: Valdyr Gomes  26-12-2011   
www.itabuna.ba.gov.br 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é