Pular para o conteúdo principal

Diagnóstico da Violência e da Criminalidade de Ilhéus será apresentado no dia 5 de janeiro


O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), instância colegiada de deliberação e coordenação, no âmbito do Município de Ilhéus, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), reuniu-se pela primeira vez na sexta-feira (9), no salão nobre do Palácio Paranaguá. O GGI-M nasceu com a proposta de integrar as secretarias municipais, a Guarda Municipal e as unidades de polícia (civil, militar e federal), entre outras entidades e instituições, com o objetivo de discutir conjuntamente a segurança pública, propondo, na sequência, um conjunto de ações pontuais.

Entre outras deliberações – durante o encontro da última sexta-feira –, que contou com a participação do secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, foi anunciado o nome do secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), órgão criado através do Decreto 056, de 10 maio de 2010. Trata-se do Bacharel em Direito Robson Magalhães, atual gerente do Telecentro Luzinete Alves Aragon e tutor máster da Rede EAD (Educação à Distância). Outra deliberação tomada foi a escolha da data da nova reunião do GGI-M para o próximo dia 5 de janeiro, também no salão nobre do Palácio Paranaguá, em horário ainda a ser definido.
“No próximo encontro estaremos apresentando o Diagnóstico da Violência e da Criminalidade de Ilhéus, elaborado pelo Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem). Em linhas gerais, o trabalho apresenta dados ligados ao crime e à violência, bem como números sócio-educativos, sócio-econômicos e geo-referenciados”, explica o secretário Marcelo Barreto. Segundo ele, o diagnóstico leva em consideração aspectos importantes, como a caracterização global do município, o perfil das vítimas de homicídios e a distribuição espacial desses crimes. “Na reunião do dia 5, também estaremos finalizando a composição do Gabinete de Gestão Integrada”, completa.
De acordo com o diretor-presidente do Prosem, Marcus Vinícius de Oliveira Júnior, com a conclusão do diagnóstico será possível a construção de um Plano Municipal de Segurança, com ações variadas de combate à violência e à criminalidade, sempre com foco na prevenção. Oliveira Júnior lembra que o diagnóstico, trabalho que promoveu a entrevista de 1.429 munícipes, foi realizado com recursos provenientes do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Segurança Pública. “Uma informação importante é que o Instituto Prosem se comprometeu a atualizar o Diagnóstico da Violência e da Criminalidade de Ilhéus pelos próximos cinco anos”, adianta Marcus Vinícius.
Prosem - Originalmente constituído a partir de um programa da Associação Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas (Anpuad), o Prosem foi fundado em 1999. Dez anos mais tarde, em função da ampliação progressiva de suas ações, tornou-se uma entidade autônoma, qualificando-se em 3 de fevereiro de 2010 como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O Instituto Prosem está sediado na cidade de Valinhos, em São Paulo, mas conta com uma sede funcional em Ilhéus. Nestes últimos 10 anos, o instituto colaborou com diversos municípios com trabalhos voltados para a Promoção da Segurança Pública Municipal, sempre marcados por um sólido suporte técnico e pelo aporte de uma rica experiência. Essa atuação consistiu em inúmeras realizações de Diagnósticos da Violência e da Criminalidade, bem como na elaboração de Planos Municipais de Segurança Urbana e aplicação de Cursos de Formação em Segurança Pública para as Guardas Municipais, dentre vários outros.
De acordo com o Decreto 056/2010, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), vinculado ao Gabinete do Prefeito, será composto pelos seguintes membros: I - Prefeito de Ilhéus; II - Autoridades municipais responsáveis pela Segurança Pública e Defesa Social (Chefe da Polícia Administrativa Municipal e representante do Conselho de Segurança Municipal); III – Autoridades municipais responsáveis pelas ações sociais preventivas (secretarias de Segurança, Transporte e Trânsito; Indústria, Comércio e Planejamento; Assistência Social; Governo e Assuntos Estratégicos; Educação; Turismo, Saúde, Fazenda e Desenvolvimento Urbano, além da Superintendência de Esportes); IV – Secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal; V - Autoridades policiais estaduais que atuam no município (Representantes das unidades da polícia civil, da polícia militar, da polícia federal, da polícia rodoviária federal e do corpo de bombeiros); VI – Representante do Ministério da Justiça (Coordenador estadual do Pronasci); VII – Membro do Conselho de Segurança Pública Estadual.
Convidados - O Decreto 056 afirma que “O GGI-M assegurará a participação, na condição de convidados, de representantes da Magistratura, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Sociedade Civil Organizada”. O Decreto enfatiza ainda que “incumbirá ao Município formalizar o instrumento adequado para garantir a participação dos órgãos do Governo do Estado da Bahia” e que “os membros integrantes não serão remunerados pela atuação no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M)”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é