Pular para o conteúdo principal

Rota promove Sipat e alerta sobre cuidados com o coração


                    Na última sexta-feira, a Rota Transportes encerrou a Sipat – Semna Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, quando reuniu funcionários de diversos setores, com o objetivo de abordar os cuidados que o próprio profissional deve ter com a saúde. Foram realizadas palestras, café da manhã saudável, exercícios laborais e atividades com informações úteis para o bem-estar e a prevenção de acidentes. 

   O encontro intitulado “Hiperatenção com o Coração” teve início pela manhã com o Momento da Espiritualidade, com a presença do Padre Moisés e a palavra do diretor Paulo Carletto. Preocupado com a ocorrência de acidentes, Carletto pediu o empenho dos colaboradores para que tomem cuidados na prevenção à saúde, pois “todos nós podemos contribuir com a própria saúde e isso vai ser bom também para as famílias e para todos aqueles que escolhem nossos serviços.”

    A Rota mantém um posto de atendimento médico e psicológico na empresa, realiza programas de prevenção, mas alerta a cada funcionário sobre práticas nocivas à saúde. O médico do trabalho da Rota, Pedro Bezerra, falou sobre A Importância da Prevenção das Doenças Cardiovasculares. Segundo ele, de “cada 100 profissionais, 13,4 têm pressão alta. E nós temos que trabalhar para que haja um controle, pois não há cura para hipertensos. O percentual de hipertensos dentro da empresa é um pouco elevado, 13,6%. E a maioria está no setor de manutenção”, acrescentou. 

     Bezerra também fez um apelo para reflexão: “nós trabalhamos aqui com máquinas e nós somos uma máquina, e o nosso motor central é o coração. Se nós não cuidarmos bem dele, a nossa máquina não anda. E pra cuidarmos bem dele, temos que ter vida saudável, que implica em alimentação e atividade física, prioritariamente.”. Informou ainda que na empresa “os exames são feitos rotineiramente, principalmente nos motoristas. Todos os funcionários que apresentam alterações nos exames periódicos são investigados, e os hipertensos são encaminhados para avaliação cardiológica.”.  

     O cardiologista Theovaldo de Araújo, também especialista em Medicina do Trabalho, participou da Sipat e falou sobre “Hipertensão arterial e cuidados com o Coração”. Abordou inicialmente a pressão arterial e os fatores que desenvolvem a hipertensão e afirmou que a doença “atinge de forma mais cruel, as pessoas negras ou morenas escuras, que têm maior capacidade de reter o sal no organismo. 

O sal retém água e a água aumenta o volume da pessoa”. Além do fator genético, ele citou o estresse e as drogas, que contraem as artérias, obrigando o coração a liberar a mesma quantidade de sangue por orifícios que ficam menores. Com isso aumenta a pressão, o índice de frequência cardíaca, fazendo com que os indivíduos, às vezes, tenham crises hipertensivas.  

     Ainda segundo Theovaldo, a hipertensão descama a artéria facilitando a gordura se depositar no local, impedindo o fluxo de sangue, razão das esquemias cerebral (derrame) e miocardíaca (enfarto). Ele conclui, dizendo “É importante que tenhamos a responsabilidade de entender que hipertensão arterial está matando muita gente, semelhante aos acidentes de automóveis, às vezes, até mais. E a gente acha: ah, tive 14 por 10, está tudo bem.”. Ele adverte: “Não está tudo bem, a pressão acima de 14 por 10 poderá levar a rompimento de microartérias ou até mesmo artérias maiores.”.

Ginástica – Durante a programação da Sipat, houve sessões de ginástica laboral com os educadores físicos Shalyne da Silva Santos e Alan Moraes Silva, incluindo alongamento, atividade aeróbica e uma dinâmica com proposta de integração, para melhorar a condição cardiorespiratória, além de palestra sobre “Alimentação para uma vida saudável” com a nutricionista Rafella Vidal de Souza, da Polimed.
Por: Zé Carlinnhos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é