Pular para o conteúdo principal

FICC Paixão de Cristo itinerante

A Paixão de Cristo promete emocionar o público itabunense este ano e terá mudanças em sua estrutura. O evento que vai acontecer no dia 6 de abril, a partir das 19 horas, é promovido pela Prefeitura Municipal de Itabuna e pela primeira vez está sendo produzido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – Ficc, em conjunto com a Diocese de Itabuna.

Segundo Fernando Caldas, diretor de projetos da Ficc e assistente de direção da peça, o espetáculo será apresentado de forma itinerante, com direito a efeitos especiais, como em Nova Jerusalém no Recife. O público vai poder acompanhar em tempo real todo o trajeto percorrido por Jesus Cristo desde o batismo, até a condenação e ascensão.

A Via Crucis contará com 12 estações. O percurso vai começar na Avenida Fernando Cordier (Beira Rio), passando pela Praça Camacan, em direção à Catedral de São José. ”Será um espetáculo à altura do que se faz no Brasil. A ideia é tornar o evento uma marca anual na cidade”, destaca Caldas. A Ficc vai distribuir panfletos contendo todo o roteiro do espetáculo para orientar a população.

Outra novidade apontada por Fernando Caldas é que os atores não terão suas falas dubladas e vão representar ao vivo com o auxílio de microfones, de forma a tornar o espetáculo o mais real possível. ”As interpretações serão mais teatrais”, explica.

O texto da peça também passou por algumas mudanças e foi adaptado para a primeira pessoa, no intuito de facilitar a compreensão do público. O evento é considerado pelo diretor complexo e grandioso, uma vez que para cada estação será necessária uma estrutura de palco, luz, som e projeção de imagens em alta definição. “Será um verdadeiro espetáculo a céu aberto”, diz.

Elenco

A peça vem sendo ensaiada há um mês no Centro de Cultura Adonias Filho e uma das novidades é a presença do ator global e filho da terra, Osvaldo Mil, que vai interpretar Jesus Cristo. O elenco, composto por 24 atores tem como destaque grandes nomes da esfera teatral grapiuna como Marquinhos Nô, Evaldo Batista, Jaffet Ornelas, Fátima Farias, Aldo Bastos, Jailton Alves, Walmir do Carmo e Jobson Vieira. Além disso, o espetáculo vai contar com cerca de 180 figurantes, vindos de diversas paróquias da cidade.
O espetáculo conta com a direção de Carlos Ngão, diretor de teatro formado pela UFBA, que também é especialista em iluminação, e a trilha sonora foi composta por Fernando Caldas, especialmente para o espetáculo.

Valorizando a prata da casa

Como formas de valorizar a qualidade do trabalho realizado pelos artistas da cidade, pela primeira vez o espetáculo está pagando cachê baseado na tabela do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia, SATED-BA.

A presidente da Ficc Sandra Ramalho destaca a importância para Itabuna realizar espetáculos desse porte e aproveita para agradecer o apoio que vem recebendo do prefeito Capitão Azevedo para a promoção da cultura. ”É uma das metas da Ficc criar eventos com padrão de qualidade”, ressalta.

Para o ator Osvaldo Mil a iniciativa da Ficc em criar um espetáculo tão grandioso como este é de grande relevância para Itabuna. “A intervenção artística nas ruas da cidade pode causar um embelezamento no espírito das pessoas”, cita.

Osvaldo, que já representou Jesus há anos atrás no Itabunão, se diz emocionado em poder levar seu personagem arrastando a cruz pelas ruas da cidade onde cresceu. “É um personagem que há dois mil anos dita o pensamento do planeta. A história de Jesus Cristo é muito bonita e pretendo mostrar um Jesus bem humano”, finaliza.

Por - : Vera Rabelo - Fotos: Ficc – 21/03/2011

www.ficc.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é