Pular para o conteúdo principal

Prefeitura e Uesc firmam parceria para inclusão de alunos no esporte

Alunos da rede municipal de ensino de Itabuna, portadores de deficiências motora, intelectual e visual, são o público-alvo de um projeto cuja intenção é mostrar que nem sempre uma limitação física significa restrições para a prática esportiva. A Secretaria Municipal de Educação abriu as portas das unidades escolares para divulgar o Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid – um programa de inclusão social desenvolvido pela Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), por meio de seu Núcleo de Esporte Adaptado.

O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (15), à Secretaria de Educação de Itabuna, pelas professoras Joslei Viana Souza e Ivete Maria dos Santos. Elas explicaram como funciona a proposta e destacaram os benefícios que o esporte traz às pessoas com deficiência. Joslei observou que o programa é uma iniciativa do Governo Federal e oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas.

“Esse programa é a menina dos olhos do Ministério da Educação e tem como objetivo antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública”, afirmou. Jorlei é coordenadora do projeto e do Colegiado do Curso de Educação Física da Uesc. Ela acrescentou que, com a iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. “O maior beneficiado é o aluno participante, não apenas pela inclusão social como pela prática do esporte que, além de interativa, é bastante saudável”, reforçou.

A chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Esporte, Maria de Lourdes Santana Silva, informou que inicialmente serão atendidos cerca de 200 alunos com idade a partir de oito anos. Eles participarão do esporte nas modalidades vôlei sentado (para pessoas amputadas), basquete sobre rodas, atletismo, futsal, bocha, judô, surf, goalball (uma modalidade específica para o deficiente visual) e ginástica artística e rítmica.

O programa será executado no Parque Desportivo da universidade e inclui atividades também para os acompanhantes dos deficientes.

Por Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes – 15/03/12
http://www.itabuna.ba.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é