Pular para o conteúdo principal

Saúde intensifica ações nas áreas com maior infestação pelo Aedes

O registro de 593 casos de dengue nos dois primeiros meses do ano coloca em alerta a Secretaria Municipal da Saúde, que anuncia a intensificação de ações nas áreas de maior incidência da doença. Em janeiro, considerando o agravamento epidemiológico da infestação predial e ocorrência de fortes chuvas em Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo assinou o decreto 9.656, declarando situação de emergência em todo o município por 90 dias, prorrogável por igual período.

O decreto permite mobilizar o Sistema Municipal de Defesa Civil, representado pela Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), a quem compete a coordenação das providências adotadas no sentido de atender à população, através da execução Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, já elaborado e adaptado à situação real de emergência ocorrida agora em Itabuna.

Entre os bairros com maior notificação de casos de dengue, estão São Caetano, Santo Antônio, Fátima e Mangabinha, onde a 7ª Dires realizou um trabalho com a utilização de carros fumacê. Também são considerados áreas de risco o Novo Horizonte, o centro, a Califórnia, Pedro Jerônimo, São Pedro, e Nova Ferradas.
Além da eliminação de focos do mosquito, o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde de Itabuna, Florentino Souza Filho, afirma que é fundamental o cuidado da população. “É sempre bom lembrar que cada um de nós tem um papel importante no combate à dengue, evitando deixar objetos que acumulem água parada em quintais, tampando caixas d’água e não deixando água parada em pratos de caqueiros, por exemplo”, orienta o diretor.

A dengue é uma doença febril aguda, cujos sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos sangramento, mais comum nas gengivas.

Medidas para eliminar os criadouros e evitar
a reprodução e proliferação do aedes aegypti

1 Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

2. Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

3. Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

4. A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

5. Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

6. Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

7. As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

8. Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

9. Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

10. Sempre que observar alguma situação que você não possa resolver, avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada. 



Por Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto           02-03-2012  
www.itabuna.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é