Pular para o conteúdo principal

I Simpósio Baiano de Graviola deverá mobilizar 300 participantes


Congregar profissionais ligados à cadeia produtiva da graviola e estimular empresários agroindustriais, agricultores, extensionistas, agentes de assistência técnica e pesquisadores são os objetivos do I Simpósio Baiano da Graviola, que está sendo organizado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - CEPLAC, em parceria com o Consórcio dos Municípios do Vale do Rio das Contas. I Simgrav está previsto para acontecer no próximo dia 26 de abril, no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Ipiaú, no sul da Bahia.

“Integrar para comercializar” é o tema do encontro. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 300 participantes. No sul da Bahia, a maioria das plantações de graviola está localizada em propriedades produtoras de cacau. A proposta do I Simgrav é fortalecer o agronegócio da graviola e a sustentabilidade da cacauicultura no Estado da Bahia. Durante o simpósio, os participantes vão assistir mesas redondas com palestras e debates.

“Perspectivas da cultura da Graviola” é o tema da palestra de abertura, a ser proferida pelo professor da Uesb, Abel Rebouças São José. Em seguida está prevista uma mesa-redonda, mediada pela professora Mônica de Moura Pires, para discutir “Viabilidade Financeira da Cultura da Graviola no Estado da Bahia”, por Antônio Carlos de Araújo da Ceplac; “Cooperativismo como Alavanca de Comercialização”, por Elineide Correia da Cooperativa Coopatan, de Presidente Tancredo Neves; “Organização dos Produtores e Políticas Públicas na Comercialização da Graviola”, por Gabriel Motta de Oliveira Leite, Aprofruta; “Aspectos de Qualidade da Massa da Graviola para Comercialização”, Eudemária Nunes Barbosa, Técnica em Alimentos de Jequié.

À tarde, duas outras mesas-redondas estão previstas, sobre “Casos de Sucesso na Cadeia Produtiva da Graviola” e “Tecnologia de Produção, Assistência Técnica e Crédito Agrícola”. A primeira, mediada pelo Chefe do Centro de Pesquisas do Cacau, Adonias de Castro Virgens Filho, terá a participação dos agricultores Frederico Giron Sodré Leal e Benvinda Santos, da Fazenda Segurança, em Ibirapitanga, que falarão sobre “A Cultura da Graviola como Negócio Agrícola”, e de Roberto Carlos Silva Rabelo, da Bahia Frutis-Consórcio de Polpa de Frutas do Médio Rio das Contas, que abordará “Interação da Indústria com o Segmento da Produção de Graviola”. 

Na segunda, moderada por Geraldo Nascimento, da Adab, o professor da Uesc Célio Kersul do Sacramento, analisará a “Tecnologia de Produção da Graviola”; o Chefe do Centro de Extensão da Ceplac Sérgio Murilo Correia Menezes, “Desafios da Assistência Técnica na Produção da Graviola”, e Yury Meira Chaves, da agência do Banco do Nordeste de Ipiaú, “Linhas de Crédito para a Cadeia Produtiva da Graviola”. 

A realização do I Simpósio Baiano da Graviola conta com o apoio das prefeituras de Ipiaú, Ibirataia, Itagibá e Itamari. Participam da organização a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia-Adab e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola-EBDA, ligadas à Secretaria da Agricultura do Estado, o Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia-Sebrae, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional da Bahia-Senar, o Sindicato Rural de Barra do Rocha, a Universidade Estadual de Santa Cruz-Uesc, a Universidade Estadual do Sudoeste-Uesb, a Sociedade Brasileira de Fruticultura-SBF, a Associação dos Produtores de Polpa de Frutas do Vale do Rio das Contas-Aprofruta, o Banco do Nordeste, o Consórcio de Polpa de Frutas do Médio Rio das Contas-Bahia Frutis, a Polpa de Frutas Doce Mel e a Polpas Sempre Viva. 

Da assessoria
Por Edvaldo Lessa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é