Pular para o conteúdo principal

Itabuna é uma das poucas cidades que já cumpre o piso do magistério



Nos últimos três anos, os professores da rede municipal de Itabuna conquistaram uma valorização salarial de quase 36% e a cidade passou a ser uma das poucas do País onde o piso nacional do magistério é respeitado. Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) indicam que a maioria das prefeituras não consegue cumprir o piso e muitas não concederam sequer 10% de reajuste salarial para os professores dos níveis II e III.

Professor Gustavo
Apesar do respeito ao piso nacional, o Sindicato do Magistério Público de Itabuna (Simpi) radicalizou a campanha salarial e deflagrou greve por tempo indeterminado. A entidade briga por um reajuste linear (para todos os níveis) de 22,22%, mas o secretário municipal da Educação, Gustavo Lisboa, afirma que os recursos recebidos para a manutenção do setor são insuficientes para cobrir o índice.

Após várias rodadas de negociação, iniciadas há mais de um mês, o governo chegou ao percentual de 22,22% para os professores do nível I e 15% para os dos níveis II e III. Este reajuste seria escalonado, com 8% de reposição imediata e 7% adiado para o mês de setembro (antes seria outubro, mas houve antecipação).

Na terça-feira (10), quando o governo enviaria mensagem à Câmara de Vereadores para oficializar o acordo com o magistério, o Simpi rejeitou a proposta de reajuste e anunciou a manutenção da greve iniciada no dia anterior. Para complicar a situação, a legislação eleitoral restringe a possibilidade de aumento salarial a partir do dia 10 de abril, autorizando somente a reposição de perdas acumuladas com a inflação do período. Em outras palavras, significa que os professores podem acabar obtendo um reajuste inferior ao que vinha sendo oferecido pelo governo.

IMPEDIMENTO – “A administração está negociando abertamente com a categoria, porém existe um impedimento legal”, argumenta Lisboa. Citando dados de um levantamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o secretário salienta que mais da metade dos estados brasileiros descumpre tanto o piso quanto a carga horária previstos em lei para o magistério. Entre os que não obedecem a legislação neste particular, está a Bahia, que acaba de oferecer aos professores da rede estadual um reajuste de apenas 6,5%.

Lisboa afirma acreditar que o bom senso irá prevalecer e os professores deverão retornar em breve às salas de aula. Ele observa que a greve prejudica 25 mil estudantes e atrapalha o ano letivo. O secretário declarou não crer que a greve tenha influência do momento político. “Acredito que a categoria tenha amadurecimento suficiente para não incorrer nesse erro”, frisa o titular da Secretaria da Educação.
Por: Haísa Lima – Foto: Waldyr Gomes -  11/02/2012
www.itabuna.ba.gov.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é