Pular para o conteúdo principal
Memórias do Rio Cachoeira e Trampolim do Forte marcaram debates desta quinta-feira no II FECIBA



O quarto dia do II Festival de Cinema Baiano foi marcado pelos debates dos filmes “Memórias do Rio Cachoeira”, do diretor Victor Aziz e “Trampolim do Forte” de João Rodrigo Mattos.


O “Memórias do Rio Cachoeira”, documentário que aborda por meio da memória coletiva as vivências, pesquisas e estudos de personagens que vivem deste rio, que banha diversos municípios do sul da Bahia, traz à tona a necessidade de revitalização do Rio Cachoeira, que hoje se encontra muito descuidado e poluído por toda a população. O diretor Victor Aziz diz que o projeto auxiliará na formação e conscientização do público-alvo, distribuindo gratuitamente para escolas que estão no percurso do rio, um Box contendo um cd com músicas produzidas pela banda manzuá, que falam sobre o rio e um dvd contendo o documentário.


Já a sessão das 20:30h, bastante aguardada pelo público do FECIBA, exibiu o longa-metragem “Trampolim do Forte”, dirigido por João Rodrigo Mattos, contando com a presença dos atores Everton Wallace, Fernando Neves e do Produtor Adler Paz. O garoto de 16 anos, surpreendeu o público no bate-papo, demonstrando uma eloquência e sabedoria raras para sua idade. Everton que interpretou o Fuleirinho no filme, falou sobre o processo de seleção dos atores e sua expectativa em ter participado do filme.


Hoje, às 14 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, teremos a avant-prèmiere do filme “Glauber em defesa do cinema”, dirigido por Roque Araújo, também participando do FECIBA com a exposição que leva seu nome. Após a sessão Roque fará bate-papo com o público.


E por falar em Glauber Rocha, às 16 horas no FECIBA acontece a exibição do filme “Barravento”, um dos clássicos da cinematografia baiana, dirigido pelo cineasta baiano de maior reconhecimento mundial.


Já às 18:30h finalizaremos as exibições da Mostra Competitiva de Curtas, exibindo novamente o programa 02 para quem ainda não teve a oportunidade de conferir ou para quem quiser ver novamente.


E finalizando o dia 06 de abril será exibido às 20:30h o filme “Bahêa minha vida” do diretor Márcio Cavalcante, recém premiado pelo público, como melhor documentário de 2011, no Prêmio SESC melhores do ano. O filme fala sobre o amor da torcida do Bahia, fazendo uma grande homenagem à nação tricolor. Após a sessão haverá bate-papo com o Diretor Márcio Cavalcante, a produtora Sheila Gomes, o Assistente de Direção Matheus Vianna e o ex-jogador do Bahia, Léo Briglia, ilheense ilustre, um dos grandes responsáveis pela conquista da Taça Brasil de 1959 e artilheiro do campeonato.


Pela
FUNDAÇÃO CULTURAL DE ILHÉUS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é