Pular para o conteúdo principal

Simpósio reúne ex-residentes e cirurgiões gerais no Hblem


 Com a finalidade de divulgar as atividades científicas realizadas no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (Hblem), o I Simpósio de Cirurgia Geral e I Encontro dos Ex-residentes do hospital reuniu o fundador da Residência Médica, João Antônio de Carvalho, o primeiro residente da unidade, Antônio Gabriel Oliveira, e demais profissionais, que compartilharam conhecimentos em torno da cirurgia geral. 

O centro de estudos, que leva o nome do fundador, completou 11 anos de fundação, reunindo ex-residentes e cirurgiões em palestras que vivenciaram a prática da cirurgia. No encontro foram exibidos vídeos e os profissionais acompanharam uma cirurgia ao vivo de colecistectomia por Single Port, coordenada pelo médico Luiz Henrique de Souza, de Goiânia.

De acordo com João Antônio de Carvalho, que atualmente atua como diretor médico do Hospital Espanhol, em Salvador, o simpósio agrega conhecimentos e profissionais, como Antônio Gabriel Oliveira, primeiro residente, que hoje integra o corpo clínico do Hblem na especialidade de urologia e cirurgia geral. “O simpósio teve o objetivo de divulgar o Hospital de Base e mostrar o que a unidade vem realizando atividades científicas”.

O atual coordenador do programa de Residência Médica e Cirurgia Geral, João Correia, revela que o profissional passa pelo programa durante um período de dois anos, na formação de cirurgia geral, que é pré-requisito para outras especialidades. “O evento consolida a residência, mostrando a comunidade o que o Hblem oferece a toda a região”, destaca.

De acordo com a presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), Gilnay Santana, a residência do Hblem já tem 11 anos formando cirurgiões para todo o Brasil e até para outros países. Para o secretário de saúde Geraldo Magela, o evento foi uma oportunidade de “qualificação dos profissionais e expõe a possibilidade de transformar a instituição de referência no que diz respeito à preparação dos residentes em suas futuras especialidades”. O simpósio foi coordenado pelos médicos João Correia, Álvaro Albano e Paulo Medauar.

Temáticas
         As palestras percorreram as temáticas em torno da Otimização da Analgesia Pós Operatória; Evolução dos Procedimentos Cirúrgicos; Abordagem Laparoscópica da Doença do Refluxo; Abordagem Cirúrgica do Trauma Urológico; Tratamento Cirúrgico nas Doenças Inflamatórias Intestinais; Cirurgia Bariátrica; Urgências Urológicas Não-Traumáticas; Tratamento Endoscópico de Caledocolitíase. 

Por: Viviane Cabral / Fotos: Vinicius Borges 16/04/2012
                                                                                           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é