Pular para o conteúdo principal

FTC Itabuna participará de mais uma edição do Rondon


         O Ministério da Defesa confirmou na última quarta-feira (25) a participação da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna na Operação Capim Dourado do Projeto Rondon. Estudantes e professores da FTC desenvolverão ações nas áreas de educação, saúde, cultura, direitos humanos e justiça na cidade de Palmeirante, no Estado do Tocantins, no período de 12 a 29 de julho próximo. 

        Com o anúncio e a confirmação da participação da FTC Itabuna, estudantes estão sendo mobilizados para o processo seletivo que formará a equipe rondonista, coordenada pela professora Lorena Márcia Cardoso, com a colaboração da professora Kelly Bomfim. O cadastro dos estudantes deverá ser realizado até o dia 10 de junho de 2012. 

Visando adequar a execução do projeto apresentado pela FTC à realidade do município de Palmeirante, a professora Lorena estará participando da viagem precursora, de caráter obrigatório, promovida pelo Ministério da Defesa, através da Coordenação-Geral do Projeto Rondon, no período próximo de 6 a 12 de maio.
       
 Ao avaliar a aprovação da FTC em mais uma operação do Rondon, a professora Lorena destaca que em toda a sua expressão o Projeto representa uma oportunidade singular de exercício da extensão acadêmica, voltada a Responsabilidade Socioambiental, proporcionando articulação entre conhecimento e realidade social na busca pela formação de profissionais responsáveis.  

“Além de viabilizar a articulação entre ensino pesquisa e extensão, o Projeto Rondon favorece a interação entre as IES, a troca de conhecimentos, a cooperação mútua, visando à consecução de objetivos comuns em torno do aprofundamento da cidadania”, elucida Lorena Cardoso.

Atuação da FTC no Rondon

A professora lembra que, na busca da interação ensino, pesquisa e extensão como forma de socializar o conhecimento e promover a intervenção para os problemas sociais, a FTC Itabuna participa do Projeto Rondon desde o ano de 2007, desenvolvendo ações voltadas à Responsabilidade Social e Ambiental. 

Inicialmente, as duas primeiras equipes rondonistas atuaram nas operações Nordeste e Rio Grande do Sul. Em 2009 participou da Operação Centro-Norte, no Estado do Pará, com ações voltadas para cidadania, saúde e educação ambiental, bem como na operação Retorno – Pará, além de ter participado da Operação Nordeste-Sul. 

No ano de 2010 participou da Operação desenvolvida no Estado da Bahia, em julho daquele mesmo ano, participou da Operação Rei do Baião, no Estado de Pernambuco. 

Recentemente, no ano de 2011, período de janeiro/fevereiro, participou da Operação Rio dos Siris, Sergipe, da Operação Seridó, Rio Grande do Norte, e no período de julho, participou da Operação Oiapoque, Estado do Amapá e da Operação Peixe-Boi, na Amazônia.

Ascom – FTC Itabuna
Por - Erivaldo Bomfim
30-04-2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é