Pular para o conteúdo principal

Governo implanta centro para população de rua em Itabuna


A Prefeitura de Itabuna está implantando o projeto do Centro Pop de Referência Especializado para População em Situação de Rua. A ação, que em Itabuna ganhou o slogan “De volta para casa”, é do Governo Federal e visa acolher e prestar assistência a pessoas vulneráveis que vivem nas ruas. O passo inicial será a elaboração de um diagnóstico socioterritorial que foi iniciado nesta terça-feira (29).

O trabalho é realizado por uma equipe de 14 pessoas, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) com o envolvimento do Creas e Departamento da Juventude. Antes do diagnóstico, o secretário de Assistência Social, Acles Dantas, reuniu-se com a equipe na sede do Creas para falar da importância do programa e do papel que cada um deverá desempenhar. 

A pesquisa quer saber detalhes que começam com a identificação pessoal, a posse ou não de documentos, a família, origem e a renda, dados sobre doenças, o porquê de ter chegado às ruas, entre outras informações. 

De posse desses dados, serão implementadas ações envolvendo uma equipe multidisciplinar com psicólogos, educadores, que vão orientar os assistidos sobre os direitos de cada um, como  alimentação, moradia, saúde e educação.        
“Para a equipe de pesquisadores, é um trabalho difícil que exige muita sensibilidade, humildade, compreensão e um bom coração, pois se trata de pessoas vulneráveis”, observa Dantas. Segundo o secretário, embora difícil, o trabalho é gratificante.  

O Centro de Referência para a População em Situação de Rua terá uma casa de acolhimento para atender seu público-alvo temporariamente, até sua reinserção à família e, consequentemente, à sociedade.


Por: Rosi Barreto – Fotos: Pedro Augusto – 29/05/12

 
Fórum de debate da
educação
        

O Conselho Municipal de Educação de Itabuna (CME) realizará no dia 12 de junho, na FTC, o II Fórum de Educação, com o tema "Educação Municipal no Texto e Contexto da Proposta da Escola Grapiúna: 10 anos de ciclos de formação humana".

O evento tem o objetivo de avaliar em conjunto com gestores, professores e coordenadores as ações desenvolvidas na educação grapiúna e debater uma educação de qualidade social. Currículo, avaliação, gestão administrativo-pedagógica da escola, formação de professores, desempenho dos alunos e outros aspectos que possibilitem novos rumos para a educação são o foco principal.

O fórum contará com a participação de personalidades importantes do cenário educacional em nível nacional e local. A conferência de abertura será realizada pelo Prof. Dr. Miguel González Arroyo e haverá ainda a participação do vice-presidente da Câmara da Educação Básica/CNE, Prof. Adeum Hilário Sauer, e do secretário da Educação de Itabuna, Prof.Gustavo Joaquim Lisboa. Nos debates, haverá contribuirão do professor Flávio Gonçalves e das professoras Alba Lúcia Gonçalves, Gilvânia Conceição do Nascimento, Rosenaide Pereira dos Reis Ramos e Eliane de Matos Pereira.

Os interessados poderão se inscrever na sede do CME, na Rua Adolfo Maron, nº 82, 2º andar, salas 9, 10 e 11, no período de 30 de maio à 11 de junho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3617-7299 e por e-mail: cmeitabuna@ig.com.br.

Por: Haísa Lima - Foto: Divulgação – 28/05/2012
         

www.itabuna.ba.gov.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é