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Indicadores mostram avanços nas políticas de valorização do magistério


                              No que diz respeito às políticas voltadas à valorização do magistério, o período entre os anos de 2005 e 2012 para a Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna pode ser considerado como o mais progressivo das últimas quatro décadas. 
 
Indicadores da Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SEC) mostram que, em nenhuma outra época, foram registrados avanços tão significativos em questões como: aumento salarial, enquadramento e mudança de nível, bem como em licenças com vencimentos concedidos aos professores para participarem de programas de pós-graduação stricto sensu – em cursos de mestrado e doutorado.

Os números mostram, ainda, que a iniciativa do governo municipal em investir na formalização de convênios com Instituições de Ensino Superior (IES), dentre elas a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), por meio do ProAção e da Plataforma Freire, a Unime e a Uniube, permitiu o acesso à graduação superior em licenciatura, bem como em cursos de especialização na área pedagógica para centenas de professores municipais.

Mudanças de nível

De janeiro de 2005 a dezembro de 2011 o município já havia reduzido em 46% o número de professores sem formação superior, dos 1.017 que possuíam apenas o nível I, que corresponde ao ensino médio em magistério. Com isso, houve um crescimento expressivo no quadro comparativo de enquadramento e mudança de nível no período de janeiro de 2005 até abril de 2012. 

Conforme os dados da Secretaria da Educação, foram registrados neste espaço de tempo 649 mudanças de nível, ou seja, foram professores que saíram do nível I para o II e do nível II para o III, gerando um impacto também significativo na folha de pagamento. No comparativo de enquadramento consta a efetivação de 538 procedimentos.

Salários

Na implementação das políticas públicas de valorização do magistério, um dos fatores que mais influenciaram foi a questão da melhoria salarial da categoria. Ainda com base nos gráficos comparativos apresentados pela SEC, no ano 2005 um professor de nível I em regime de 40 horas com o adicional de Atividade Complementar, cujo salário era R$ 793,15, passou a receber agora em 2012 o equivalente a R$ 1.741,10, acumulando um acréscimo de quase 120%. 

Já para os professores de nível II o percentual de aumento salarial acumulado no mesmo período é de 91,9%, o que fez com os vencimentos desta categoria saíssem de R$ 1.031,00 para R$ 1978,40. O Mesmo percentual foi acrescentado para os professores com especialização que ocupam o nível III, cujo salário passou de 1.189,70 para os atuais R$ 2.282,80. 

Além destes valores, os salários dos professores são acrescidos de outras gratificações, como triênios, quinquênios e decênios, que adquiridos na mudança de classe. Porém, qualquer professor no início de carreira na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna passa a ganhar o mesmo salário base de acordo com o nível que ele se enquadre.

Ao analisar os dados, o secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, observa que os avanços nas questões da valorização do magistério partiram de uma política que está tendo seguimento no governo do prefeito Capitão Azevedo, que entende a Educação como a base do desenvolvimento social.

Mestres e doutores

Gustavo chama a atenção ainda para as licenças com vencimentos concedidas a professores da Rede Municipal para participarem de programas de Mestrado e Doutorado em diversas instituições de ensino do País. Do ano 2006 a 2012 já foram licenciados 96 educadores.

O secretário ressalta que isso tem relevância em relação à evolução da formação inicial e continuada dos professores. “A partir do momento que os profissionais do magistério público municipal de Itabuna têm mais acesso a essas especializações acadêmicas, a construção de novos e diferenciados saberes são gerados a partir da inquietação e da pesquisa”.

“A partir daí, teremos em nossos quadros profissionais com autonomia para promoverem, de maneira substancial e efetiva, intervenções na Rede, principalmente visando à solução de problemas no processo de ensino que, por consequência, resultarão na melhoria da aprendizagem dos alunos e da qualidade da Educação oferecida na escola itabunense”, elucida Gustavo Lisboa. 

Por Erivaldo Bomfim – Fotos: Vinícius Borges / Pedro Augusto – 11/03/12  
www.itabuna.ba.gov.br  


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