Pular para o conteúdo principal

Vigilância à Saúde prioriza ações contra a dengue


O Departamento de Vigilância à Saúde e a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Itabuna mantém uma ação intensa para reduzir o número de focos do mosquito causador da dengue no município.

O combate ao vetor mobiliza 240 Agentes de Combate a Endemias, em um trabalho que também inclui ações de educação para que a comunidade também colabore, evitando deixar água parada em recipientes, caixas d’água sem tampa, plantas, garrafas e outros objetos, utilizados pelo mosquito para se reproduzir. De acordo com os dados da Vigilância, cerca de 90% dos focos de Aedes aegypti em Itabuna se encontram no interior de imóveis particulares.

O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Antônio Florentino, explica que existem em Itabuna 109.398 imóveis cadastrados na zona urbana e outros 1.006 imóveis cadastrados na zona rural. Foram efetivadas este ano 1270 ações de bloqueio em imóveis com registro de focos, sendo feita a pulverização com bomba costal num raio de 30 metros.

Ainda como parte das ações do combate vetorial à dengue, foram realizadas aplicações com o fumacê em dez bairros e a pulverização com bomba costal em 100% dos imóveis nos bairros Novo Horizonte e Corbiniano Freire, que apresentavam índices elevados de infestação predial.

A Vigilância à Saúde contabiliza ainda 454 ações de tratamento e pulverização perifocal em pontos estratégicos, com 82 imóveis positivos para o mosquito Aedes aegypti. Foram ainda recolhidos 23.765 pneus, que estão tendo destinação adequada em um trabalho de parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. (Anip).

Por -  Kleber Torres    Fotos:                    09-05-2012


Prefeitura reinaugura USF do
São Pedro e anuncia mais reformas
  
                              
A Unidade de Saúde da Família (USF) Simão Fiterman, localizada no bairro São Pedro, em Itabuna, ganhou uma reforma completa realizada pela Prefeitura. Na reinauguração, nesta terça-feira (8), com a presença de representantes da comunidade, o secretário de Saúde Geraldo Magela assinou a Ordem de Serviço para a reforma de mais 11 unidades de saúde, no valor total de R$ 2.858.077,24.

A USF Simão Fiterman teve toda a sua estrutura interna e fachada reformada, com pintura e novos móveis, aplicação de revestimento em cerâmica no piso das salas de procedimentos médicos, além de reformas nas redes elétricas e hidráulica. O projeto contemplou ainda a ampliação da farmácia e a climatização de ambientes.

A partir de reivindicações da comunidade, o projeto passou a ser prioridade para o prefeito Capitão Azevedo, que considera uma ação estratégica melhorar a estrutura da rede básica de saúde para aliviar a pressão por atendimento ambulatorial nos hospitais. A unidade Simão Fiterman conta com clínico geral, dentista e enfermeiros.

Representantes da comunidade do bairro São Pedro aprovaram o trabalho realizado. É o caso da dona de casa Taísa Menezes, que realizou seu pré-natal na unidade e sempre procura atendimento nela. A presidente da Associação de Moradores do bairro, Ângela Vieira, destacou ter sido “um sonho realizado pela comunidade, que solicitou a melhoria”.

Ordem de Serviço

Durante a reinauguração da USF, o secretário de saúde assinou a Ordem de Serviço que autoriza a reforma de mais 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com Magela, além da reforma física, que visa à melhoria dos espaços e a qualidade no atendimento da Atenção Básica, há um projeto que contempla a contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos.

Por Viviane Cabral Fotos: Vinicius Borges 09-05-2012




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é