Pular para o conteúdo principal

Ilhéus recebe o título de Cidade Baiana da Cultura


Em solenidade realizada na noite da última quarta-feira (13), na Casa de Cultura de Maragogipe, cidade do Recôncavo baiano, Ilhéus foi eleita por um júri emérito, a Cidade Baiana da Cultura 2012, título que fomentará a cultura e o turismo local. O objetivo do concurso, criado em 2010 pela Expo Eventos de Salvador, é valorizar, promover e preservar as riquezas culturais e históricas, bem como a diversidade e a identidade cultural dos baianos.
Na opinião do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a escolha do Município é reconhecimento às ações empreendidas na área da cultura, que contemplam todos os segmentos sociais e econômicos. “Apesar dos parcos recursos existentes, temos buscado parcerias para incentivar e empreender atividades culturais das mais diversas. Um grande exemplo disso são as solenidades do Centenário de Jorge Amado, que está sendo realizadas com a participação de da iniciativa pública e privada”, disse Newton.
Nas edições anteriores, as cidades de Rio de Contas e Maragogipe foram as contempladas e receberam todo o suporte para realização e divulgação das festas tradicionais locais. Em 2012, dos 417 municípios baianos, as cidades finalistas foram: Alagoinhas, Cachoeira, Caculé, Conceição do Coité, Ilhéus, Irará, Jacobina e Santo Amaro, representando os sete Territórios de Identidade da Bahia. Além de Ilhéus, as cidades de Irará e Cachoeira também foram homenageadas com o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Já a cidade de Jacobina recebeu Menção Honrosa por participar de todas as edições do concurso.
Na solenidade oficial, em Maragogipe, todas as cidades participantes se fizeram presentes e Ilhéus foi representada pela equipe da Fundação Cultural de Ilhéus que levou um grupo de artistas e personagens da obra de Jorge Amado. Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, este título vem fortalecer ainda mais a proposta de desenvolvimento cultural do município, abrindo novas oportunidades para os artistas locais divulgarem os seus trabalhos e recolocando Ilhéus na sua trajetória histórica de vanguarda política e cultural do estado e do país.
Em seu discurso de agradecimento, a diretora de Projetos Anabel Mascarenhas, comparou a alegria de ver Ilhéus receber este título com a alegria expressada por Jorge Amado ao receber o título de Cidadão Ilheense em 1995. Ela ressaltou que Ilhéus não é só Jorge Amado, temos outros grandes escritores. E não é só literatura: Ilhéus é música popular de Saul Barbosa e clássica de Erick Magalhães, que foi regente da Orquestra Sinfônica da Bahia; Ilhéus é teatro efervescente, ganhando Prêmio Brasken 2010 e indicado ao Prêmio Shell 2011. Agora nossos atores seguem para o Festival Latino-Americano de Teatro em outubro; Ilhéus é pintura e escultura de Goca Moreno; Ilhéus é Afro, é Capoeira; Ilhéus é praia e sol e muito mais. E Ilhéus espera todos vocês para conhecer tudo isso de perto!”, complementou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é