Pular para o conteúdo principal

Itabuna é referência em tratamento de doença falciforme


Centro de Itabuna,
Itabuna tem registrados 877 portadores de doença falciforme, e todos são cadastrados e assistidos pelo Centro de Referência em Doença Falciforme (CRDF). A unidade foi implantada em 2009 pelo prefeito Capitão Azevedo, e é a única especializada na Bahia para atendimento gratuito a esse tipo de paciente. 

“É sem dúvida um grande avanço na saúde pública no município, e até uma ousadia pelo investimento que foi feito tanto na sede própria e exclusiva, quanto nos equipamentos e, principalmente, na capacitação da equipe de profissionais multidisciplinares que atua no centro”, destacou o diretor da Divisão de Média e Alta Complexidade, Tiago Domingos dos Santos.

  Segundo ele, a cada 650 pessoas que nascem na Bahia, uma apresenta a doença falciforme, o que levou o prefeito Azevedo a implantar o CRDF, que funciona na rua Miguel Calmon, 95, centro da cidade. “Depois da implantação do centro, houve uma sensível diminuição no número de internamentos hospitalares em Itabuna, o que significa que foi uma das maiores ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade”, enfatiza o diretor.  

Santos explicou que a anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em afrodescendentes, mas que também pode se manifestar em pessoas de outras etnias. Segundo o diretor, a enfermidade é causada por mutação genética, responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos e tem sintomas como dores articulares, fadiga intensa, palidez e atraso no crescimento.

Atendimento extensivo
“Graças à implantação do CRDF, que contou com o apoio do Ministério da Saúde, Itabuna tem condições hoje de diagnosticar (por meio do exame laboratorial eletroforese de hemoglobina) e prestar assistência aos pacientes.

O diferencial, ainda segundo Santos, é que o centro não atende apenas pacientes de Itabuna, mas também dos municípios que compõem a micro e a macro região, a exemplo de Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Itabela, Feira de Santana e Valença.  O centro é mantido com recursos próprios do município, mas o diretor informa que há uma promessa do Governo do Estado em ajudar, a partir do próximo mês, na manutenção da unidade.    

“Temos uma missão importante no acolhimento e na assistência dos portadores dessa doença em nosso município, e um corpo de profissionais altamente preparados e compromissados com a questão, por isso todo apoio é bem vindo e necessário”, frisa o diretor . 

Coordenado pela onco-hematologista pediátrica Tereza Cristina Cardoso, o centro contra ainda com dois médicos hematologistas,  oncologista pediátrico, pneumologista,  enfermeira com especialização em hematologia, fisioterapeuta, educador físico, psicopedagogo, farmacêutico, bioquímico, neuropediatra, técnico em enfermagem e pessoal de apoio.

Por: Rosi Barreto – Fotos: Divulgação – 20/06/12     
www.itabuna.ba.gov.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é