Pular para o conteúdo principal

Projetos proíbem transferência de concessão de rádio e TV para terceiros

Alguns projetos em tramitação na Câmara pretendem proibir a subconcessão, arrendamento ou aluguel de serviços de rádio e TV. Um deles é de autoria do deputado Assis Melo, do PCdoB do Rio Grande do Sul. 

A Constituição Federal estabelece que os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens são públicos, podendo ser explorados diretamente pela União ou por particulares, mediante autorização, concessão ou permissão. 

Por isso, Assis Melo chama de traição a esse processo público a prática de transferir a terceiros parte da programação, burlando o ordenamento legal e concedendo a alguém que não passou pelo crivo do poder público a faculdade de prestar um serviço importante para a população brasileira.
"Do jeito que está, apenas grandes grupos podem ter acesso, enquanto que uma grande parcela da população e de segmentos importantes da população não têm acesso. Então, na verdade, nós não queremos proibir o acesso, nós queremos é que mais pessoas tenham condições, outros segmentos tenham condições de usufruir, já que é um espaço concedido, já que é uma concessão pública. Nós temos que buscar um entendimento e uma regulamentação para isso."
Os grupos evangélicos, principais arrendatários de espaços nas emissoras de rádio e TV, prometem reagir a essas propostas. Silas Malafaia, pastor-presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e vice-presidente do Conselho de Pastores do Brasil, considera a iniciativa uma tentativa de cerceamento.
"Não é nada mais nada menos do que isso: tentativas de cerceamento, de patrulhamento e de controle pelo Estado. Quer dizer que o Estado dá uma concessão e vai passar a patrulhar e a controlar a concessão que ele dá? Tem que valer para tudo. Se está valendo só para questões de comunicação, é demagogia e hipocrisia de quem quer controlar."
O projeto de lei que proíbe o arrendamento de espaços de radiodifusão está apensado a outros e aguarda análise dos deputados da Comissão de Educação e Cultura.

Em Itabuna 


Em Itabuna, muitas emissoras de rádio usam esse sistema, princiaplmente, vendendo o espaço a pastores de igrejas evangélicas, onde o segmento e unico. A concessão é para atingir todas as correntes da sociedade.  É uma excelente emenda de parabéns, os seus atores. Afinal de contas temos que dar dignidade ao profissional de comunicação.

De Brasília, Marise Lugullo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é