Pular para o conteúdo principal

Santa Casa de Itabuna investe no Laboratório de Patologia


         A utilização das novas tecnologias associada à evolução no rigor científico sobre investigação das causas e patologias têm levado a um diagnóstico cada vez mais preciso e em período de tempo sempre mais curto. Este é um dos lemas do Laboratório de Anatomia Patológica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que passou por recente reestruturação, registrando investimentos estratégicos em profissionais e novas técnicas aplicadas.

         Especializado no diagnóstico de doenças, o Laboratório de Patologia tem sido cada vez mais exigido com o aumento da demanda por investigações para diagnóstico de doenças de origem celular, a exemplo dos vários tipos de câncer. Para tanto, o Laboratório da Santa Casa de Itabuna consegue, hoje, promover o diagnóstico a partir de exames básicos, como os realizados nas células - chamados citologia -, bem como os fragmentos de tecidos – a partir dos procedimentos de biópsias -, e até mesmo os exames em órgãos, com avaliação de peças anatômicas. 

         “Todos esses exames são realizados a partir de técnicas consagradas de patologia e técnicas avançadas, como a imunoistoquímica, que identifica a origem celular da doença”, explicou o professor Aristides.
        
         Equipe
         Na Santa Casa de Itabuna, o Laboratório de Anatomia Patológica Professor Aristides Cheto de Queiroz (Lappaq) é coordenado pelo próprio médico doutor e professor Aristides Queiroz (CRM: 4374), que traz para a instituição todo know-how em investigação patológica consagrado em décadas de trabalho em Salvador-BA. Com tradição histórica na comunidade científica baiana e nacional, Aristides Cheto permanece atuando em centros de referência, como o Hospital Português, além de ter cadeira acadêmica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Para Itabuna, traz como patologistas associados no serviço doutor Dário Moreira (CRM: 19774) e doutor Túlio Araújo (CRM: 19044). 

         “Destacamos a formação desta competente equipe, seguida do investimento em treinamento dos técnicos e em equipamentos e insumos, conseguindo reunir, assim, as condições ideais para se prover um serviço de laboratório de patologia com máxima confiabilidade e agilidade”, descreveu o professor Aristides. 

Por - Jack Simões

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é